Powered By Blogger

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Doenças infecciosas na vida marinha estão relacionadas a décadas de aquecimento do oceano


corais
Foto: EBC

Novas pesquisas mostram que mudanças de longo prazo em doenças de espécies oceânicas coincidem com décadas de mudanças ambientais generalizadas.

Redação EcoDebate
O estudo, “Increases and decreases in marine disease reports in an era of global change“, foi publicado na Proceedings of Royal Society B .
A compreensão das tendências oceânicas é importante para avaliar as ameaças atuais aos sistemas marinhos, e as doenças são um importante sentinela da mudança, de acordo com o autor sênior Drew Harvell, professor de biologia marinha na Universidade de Cornell.
“Os aumentos e diminuições de doenças podem ser más notícias”, disse a principal autora Allison Tracy, que estudou com Harvell. “As mudanças de longo prazo na doença que vemos aqui podem resultar da pressão antropogênica sobre plantas e animais no oceano”.
Os pesquisadores examinaram os relatórios de doenças infecciosas marinhas de 1970 a 2013, que transcendem as flutuações de curto prazo e as variações regionais. Eles examinaram registros de corais, ouriços, mamíferos, decápodes, peixes, moluscos, tubarões, raias, ervas marinhas e tartarugas.
Para corais e ouriços, os relatos de doenças infecciosas aumentaram no período de 44 anos. No Caribe, os crescentes relatos de doenças de corais se correlacionaram com eventos de aquecimento. É sabido que o branqueamento de corais aumenta com o aquecimento, mas Harvell disse que eles estabeleceram uma conexão de longo prazo entre o aquecimento e as doenças dos corais.
“Finalmente, associamos um assassino de coral como uma doença infecciosa a ataques repetidos de aquecimento ao longo de quatro décadas de mudança”, disse ela. “Nosso estudo mostra que os relatórios de doenças infecciosas estão associados a anomalias de temperatura quente em corais em uma escala multidecadal”.
Esses resultados melhoram a compreensão de como os ambientes em mudança alteram as interações das espécies e fornecem uma base sólida para a saúde da vida marinha no período estudado.
Referência:
Increases and decreases in marine disease reports in an era of global change
Allison M. Tracy, Madeline L. Pielmeier, Reyn M. Yoshioka, Scott F. Heron and C. Drew Harvell
Published:09 October 2019 https://doi.org/10.1098/rspb.2019.1718

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 15/10/2019
Doenças infecciosas na vida marinha estão relacionadas a décadas de aquecimento do oceano, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 15/10/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/10/15/doencas-infecciosas-na-vida-marinha-estao-relacionadas-a-decadas-de-aquecimento-do-oceano/.

Nenhum comentário: