Powered By Blogger

domingo, 26 de maio de 2019

Dia Mundial do Meio Ambiente recebe inscrições de eventos e lança Desafio da Máscara nas redes sociais

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, é a principal data das Nações Unidas para impulsionar a sensibilização e encorajar ações em todo o planeta em prol da proteção ambiental. Neste ano, com o tema da ‘poluição do ar’, a ONU Meio Ambiente lança uma plataforma inédita em português, com mapa interativo de evento e um desafio digital de comprometimento, chamando atenção para este problema evitável, mas que demanda ações urgentes e imediatas.
Nove em cada dez pessoas no mundo estão expostas a altos níveis de poluição do ar, que excedem os números considerados seguros pela Organização Mundial da Saúde. Este tipo de poluição causa uma série de problemas, impactando não apenas a saúde humana, mas também o crescimento econômico – custa à economia global US$5 trilhões por ano.
Principalmente nas cidades, as emissões nocivas são um fator de risco crítico para doenças crônicas não transmissíveis, provocando quase um quarto (24%) das mortes por doenças cardíacas, 25% dos óbitos por acidentes vasculares cerebrais (AVCs), 43% por doença pulmonar obstrutiva crônica e 29% por câncer de pulmão. Muitos poluentes atmosféricos também intensificam o aquecimento global.
Plataforma global para brasileiros e brasileiras e mapa interativo de eventos
Com o objetivo de reunir esforços coletivos em torno do tema e #CombaterAPoluiçãoDoAr no Brasil, a ONU Meio Ambiente lançou pela primeira vez um site em português. A plataforma traz uma linha do tempo com a história do Dia Mundial do Meio Ambiente, explica sobre o país anfitrião, que neste ano é a China, apresenta dados sobre a poluição do ar, oferece um teste de conhecimento e publicações sobre o assunto e reúne uma série de reportagens sobre o tema.
Além de conteúdo informativo, o site também disponibiliza guias práticos com ideias e soluções para a poluição do ar, de modo que cada governo, cidade, escola e universidade, organização da sociedade civil, empresa e indivíduo possa se inspirar e escolher como quer agir para melhorar a qualidade do ar.
A plataforma também oferece um mapa interativo e atualizado em tempo real para registrar eventos. Nele, qualquer atividade pode ser cadastrada, desde um mega evento promovido pelo governo municipal, uma ação nas escolas envolvendo educadores e estudantes, um dia sem carro para engajar colaboradores de uma empresa até mesmo uma bicicletada de cinco amigos em prol de um ar mais limpo.
A iniciativa visa unir esforços para #CombaterAPoluiçãoDoAr conectando cidadãos e outras partes interessadas. Ao registrar uma atividade, ela ganha visibilidade global e passa a integrar a agenda de ações da ONU para o Dia Mundial do Meio Ambiente. Os organizadores também terão direito a um certificado de liderança do Dia Mundial do Meio Ambiente, emitido pelo Programa. O mapa interativo irá possibilitar que cada cidadão ou parte interessada descubra onde estão os eventos mais próximos e participe.
Desafio da Máscara
Na esfera individual, a ONU Meio Ambiente está desafiando cada cidadão a postar fotos e vídeos nas redes sociais cobrindo o rosto e a boca para pedir aos líderes e governos por um ar mais limpo. Vale utilizar lenços, máscaras de ar ou outras expressões simbólicas e criativas que remetam à poluição do ar.
O Desafio da Máscara terá duas etapas. Do dia 24 de maio ao dia 4 de junho, usuários de Instagram, Twitter e Facebook são convidados a tirar uma foto ou postar um vídeo cobrindo a boca e o nariz, e assumir um compromisso para reduzir a poluição do ar, marcando três pessoas, organizações ou empresas a fazerem o mesmo.
Já no dia 5 de junho, as mesmas pessoas devem tirar uma foto ou fazer um vídeo registrando o compromisso assumido e postar nas suas redes. Para participar, é importante usar as hashtags #DiaMundialDoMeioAmbiente e #CombataAPoluiçãoDoAr nas publicações e lembrar de marcar a @ONUMeioAmbiente (Facebook e Twitter) ou @onu_meio_ambiente (Instagram).
Acesse o site do Dia Mundial do Meio Ambiente aqui.
Acesse o Guia Prático aqui.
Registre seu evento aqui.
Acesse instruções para o Desafio da Máscara aqui.
Acesse materiais em português para as redes sociais (cards e posts prontos) aqui.
(#Envolverde)

Nenhum comentário: