Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Comparação de Climatologias Oceânicas confirma aquecimento do oceano global

Aquecimento do oceano global

O oceano global representa o componente mais importante do sistema climático da Terra. Os oceanos acumulam energia térmica e transportam o calor dos trópicos para latitudes mais altas, respondendo muito lentamente às mudanças na atmosfera.
Institute of Atmospheric Physics, Chinese Academy of Sciences*
As climatologias digitais das grades do oceano global fornecem informações básicas úteis para muitas aplicações oceanográficas, geoquímicas e biológicas. Como tanto o oceano global quanto a base de observação estão mudando, atualizações periódicas das climatologias oceânicas são necessárias, o que está de acordo com as recomendações da Organização Meteorológica Mundial para fornecer atualizações decadais das climatologias atmosféricas.
“A construção de climatologias oceânicas consiste em várias etapas, incluindo controle de qualidade de dados, ajustes para vieses instrumentais e preenchimento das lacunas de dados por meio de um método de interpolação adequado”, diz o professor Viktor GOURETSKI, da Universidade de Hamburgo. O Prof. GOURETSKI é bolsista da Iniciativa de Bolsas Internacionais do Presidente da Academia Chinesa de Ciências (PIFI) no Instituto de Física Atmosférica da Academia Chinesa de Ciências e autor de um relatório recentemente publicado na Atmospheric and Oceanic Science Letters .
“A água do mar é essencialmente um sistema de dois componentes, com uma dependência não-linear da densidade na temperatura e salinidade, com a mistura no interior do oceano ocorrendo predominantemente ao longo de superfícies isópicas. Portanto, a interpolação dos parâmetros oceânicos deve ser realizada em isopirnais níveis isobáricos, para minimizar a produção de massas de água artificiais.As diferenças entre estes dois métodos de interpolação de dados são mais pronunciadas nas regiões de alto gradiente como a Corrente do Golfo, Kuroshio e Corrente Circumpolar Antártica “, continua o Professor GOURETSKI.
Em seu recente relatório, o professor GOURETSKI apresenta um novo Experimento de Circulação do Oceano Mundial / Climatologia Hidrográfica Global ARGO (WAGHC), com média de temperatura e salinidade em superfícies isopiteliais locais. Com base em dados de bordo de alta qualidade e perfis de temperatura e salinidade dos flutuadores ARGO, a nova climatologia tem uma resolução mensal e está disponível em uma grade de latitude a 1/4 ° de longitude.

Aquecimento do oceano global entre 1984 e 2009
Aquecimento do oceano global entre 1984 e 2009, como visto na seção média zonal da diferença de temperatura entre as climatologias oceânicas globais WAGHC e WOA13. (Imagem de Viktor GOURETSKI)

“Comparamos a climatologia WAGHC com a climatologia quadriculada WOA13 da NOAA. Essas climatologias representam produtos digitais alternativos, mas a WAGHC se beneficiou da adição de novos dados de flutuação ARGO e dados hidrográficos das regiões da Polar Norte”, diz o professor GOURETSKI. “As duas climatologias caracterizam os estados oceânicos médios com 25 anos de diferença, e a seção média zoneada da diferença de temperatura WAGHC-menos-WOA13 mostra claramente o sinal de aquecimento oceânico, com um aumento médio de temperatura de 0,05 ° C para os 1500-m superiores camada desde 1984 “.
Referência:
Viktor GOURETSKI (2019) A new global ocean hydrographic climatology, Atmospheric and Oceanic Science Letters, DOI: 10.1080/16742834.2019.1588066. https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/16742834.2019.1588066

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 13/05/2019
"

Comparação de Climatologias Oceânicas confirma aquecimento do oceano global

," in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 13/05/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/05/13/comparacao-de-climatologias-oceanicas-confirma-aquecimento-do-oceano-global/.


Nenhum comentário: