Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Comunidades se fortalecem com o turismo comunitário


James,
Queremos contar boas novidades sobre dois projetos - uma expedição ativista e um projeto de turismo de base comunitária - que estamos ajudando a desenvolver, junto com nossos parceiros indígenas e ribeirinhos do Xingu e do Rio Negro, na Amazônia.
O primeiro deles é a Canoada Xingu, uma expedição ativista na volta grande do Xingu, região dos Juruna e Arara,  área impactada por Belo Monte. Este ano, em sua 5ª edição, a canoada reuniu mais de 100 participantes para ver de perto a luta de indígenas e ribeirinhos na Volta Grande do Xingu, no Pará. A canoada e atividades de observação de peixes ornamentais únicos pode se desdobrar futuramente em projetos de turismo de base comunitária caso seja vontade das comunidades. Saiba mais aqui sobre a canoada e aqui sobre os impactos de Belo Monte na Volta Grande do Xingu.


Em Santa Isabel do Rio Negro (AM), outra solução está contribuindo com a geração de renda e com a garantia de direitos para comunidades de duas terras indígenas. Uma aliança entre estas comunidades, ISA,  Foirn (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro), ACIMRN (Associação das Comunidades Indígenas do Médio Rio Negro), Funai e Ibama colocou em prática um modelo pioneiro de ordenamento do turismo de pesca esportiva. Com protagonismo das comunidades indígenas e parceria com empresas segundo critérios de sustentabilidade, esta iniciativa está afastando invasores que exploravam a região de maneira predatória e sem respeitar a cultura dos povos tradicionais.
"Nosso objetivo é gerar renda, principalmente para os jovens, e proteger nosso território e a Amazônia. Com isso, atividades ilegais e predatórias são afastadas e nossas comunidades indígenas podem ter seu bem viver garantido”, ressalta Marivelton Barroso Baré, presidente da Foirn. Saiba mais sobre o projeto aqui.
São inúmeras e crescentes as ameaças aos direitos e territórios indígenas. Apenas o fortalecimento das comunidades, a autonomia sobre a gestão de seus territórios e a geração de renda respeitando o meio ambiente tornarão a resistência possível.

Junte-se ao ISA! Precisamos da sua ajuda para que novas alternativas econômicas façam a diferença para as comunidades tradicionais!  


Beto Ricardo
Programa Rio Negro
Instituto Socioambiental - ISA

Mais informações sobre o ISA.
Dúvidas ou comentários, ligue (11) 3515 8975 e fale com Mariana Hessel ou escreva para
relacionamento@socioambiental.org



.


Nenhum comentário: