Powered By Blogger

sábado, 15 de setembro de 2018

Mudanças Climáticas: Estudo relaciona redução das chuvas no oeste dos EUA com o aumento de incêndios florestais

Uma equipe de pesquisadores afiliados a várias instituições nos Estados Unidos descobriu que a redução das chuvas em partes ocidentais dos EUA pode estar desempenhando um papel mais importante do que o aumento da temperatura na disseminação de mais e maiores incêndios florestais.

Em seu artigo publicado na revista Proceedings of National Academy of Sciences , o grupo descreve seu estudo sobre chuvas e incêndios na área e o que encontraram.
Por Henrique Cortez, EcoDebate
Os incêndios florestais no oeste dos EUA têm aumentado em número e vêm aumentando nos últimos anos. Pesquisas anteriores sugeriram que a principal razão para a mudança é o aumento das temperaturas na região. Nesse novo esforço, os pesquisadores queriam saber se as mudanças na precipitação também estavam desempenhando um papel. Para descobrir, eles estudaram dados coletados de estações meteorológicas em toda a região para os anos de 1984 a 2015. Eles compararam os dados aos mapas de satélite mostrando onde ocorreram incêndios florestais e quão grande eles haviam crescido no mesmo período de tempo.
Antes de realizar sua análise, o grupo propôs três principais fatores possíveis que contribuem para o aumento e o tamanho dos incêndios – que eles se deviam à redução da camada de neve, que eles eram devidos a temperaturas mais altas ou que eram devidos a chuvas mais baixas .
A primeira descoberta deles foi que a redução na camada de neve não era um fator, nem no aumento de incêndios, nem no tamanho dos mesmos. Sua segunda descoberta foi que parecia haver uma correlação entre as temperaturas médias mais altas na área e as mudanças nos incêndios florestais. Sua terceira descoberta foi que parecia haver uma correlação ainda mais pronunciada entre o declínio da precipitação de verão e o número e tamanho dos incêndios florestais.
Mais especificamente, eles descobriram que entre 82 e 94 por cento da área de terra pesquisada tiveram menos chuvas de verão durante o período estudado. Eles também descobriram que a floresta média na área em estudo teve 4% menos precipitação por década, e o pior deles teve um declínio de 47%. Eles também descobriram que o número médio de dias em que as chuvas ultrapassavam 2,5 mm nas áreas impactadas também caiu – e que a duração média dos períodos de seca aumentou.
Os pesquisadores sugerem que seus dados mostram que o declínio na precipitação no oeste dos Estados Unidos é um dos principais fatores que causam um aumento no número de incêndios florestais e o quão grande eles crescem.
Visão noturna de incêndios florestais, Novo México, EUA
Visão noturna de incêndios florestais, Novo México, EUA. Foto: www.env.nm.gov

Referência:
Zachary A. Holden et al. Decreasing fire season precipitation increased recent western US forest wildfire activity, Proceedings of the National Academy of Sciences (2018). DOI: 10.1073/pnas.1802316115
http://dx.doi.org/10.1073/pnas.1802316115

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 22/08/2018
"Mudanças Climáticas: Estudo relaciona redução das chuvas no oeste dos EUA com o aumento de incêndios florestais," in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 22/08/2018, https://www.ecodebate.com.br/2018/08/22/mudancas-climaticas-estudo-relaciona-reducao-das-chuvas-no-oeste-dos-eua-com-o-aumento-de-incendios-florestais/.

Nenhum comentário: