Powered By Blogger

domingo, 2 de setembro de 2018

100 Cidades Resilientes cria em Salvador documento que identifica temas para a construção da estratégia de resiliência na cidade

O Relatório de Avaliação Preliminar para Desenvolvimento da Estratégia de Resiliência descreve o contexto atual e o trabalho feito até agora para  entender os desafios e as oportunidades no município
Com o objetivo de apresentar um resumo sobre o processo para a construção da resiliência em Salvador, o Projeto 100 Cidades Resilientes (100RC) elabora em parceria com a Prefeitura o PRA, Relatório de Avaliação Preliminar para Desenvolvimento da Estratégia de Resiliência. A proposta do documento é identificar temas emergentes e transversais para nortear a construção da resiliência em Salvador.
“O PRA é a primeira fase de um processo de três etapas. Com ele conseguimos fazer uma avaliação inicial da resiliência e das questões que precisam ser exploradas no município mais profundamente. O próximo passo agora é definir as oportunidades-chave e  iniciativas para abordar as questões de resiliência em Salvador. Por último, iremos focar na implementação destas iniciativas identificadas durante o processo, colaborando para a construção da resiliência e garantindo assim o funcionamento da cidade”, fala Adriana Campelo, Diretora de Resiliência de Salvador.
Para a elaboração deste documento, as equipes de 100RC e da Prefeitura estão usam diferentes metodologias para coletar informações, que incluiram desde o workshop de lançamento do programa no ano passado, a entrevistas com líderes de diferentes setores, levantamento de informações estatísticas e consultas com atores chave da cidade. O projeto e a prefeitura também estão realizando workshops e consultorias pela cidade para explicar disseminar o conceito de resiliência entre a população.
Através do Inventários de Ações as equipes também trabalharam para capturar as percepções e fatores que contribuem para a resiliência da cidade. A compilação de informações nesta ferramenta  identificou as oportunidades na construção da resiliência urbana a partir de planos e iniciativas existentes e ainda lacunas na agenda pública da cidade.
Os resultados preliminares mostram que os doze temas da estrutura de resiliência estão cobertos por ações, o que indica que Salvador se encontra desenvolvendo projetos diversificados e em distintos setores. “Alguns setores, como economia e sociedade aparecem com grande cobertura, enquanto outros, como saúde e bem-estar, ainda apresenta um número bem baixo de ações. Este resultado não significa que a cidade não esteja atuando de maneira efetiva nestas áreas, é apenas uma indicação do número de ações prioritárias com relação as áreas de resiliência. Como estes dados em mãos conseguimos saber onde podemos concentrar mais o nosso trabalho na construção de uma Salvador mais resiliente”, explica Adriana. (#Envolverde)
100 Cidades Resilientes – O projeto 100 Cidades Resilientes ajuda cidades ao redor do mundo a se tornarem mais resilientes para desafios sociais, econômicos e físicos inerentes ao século XXI. O 100CR promove essa assistência por meio do financiamento para um Chefe de Resiliência em cada cidade que liderará os esforços de resiliência, recursos para desenvolver uma Estratégia de Resiliência, acesso ao setor privado, público, acadêmico, ferramentas de resiliência de ONGS; e adesão em uma rede global de cidades parceiras para compartilhar as melhoras práticas e desafios.
Fundação Rockefeller – Por mais de 100 anos, a missão da Fundação Rockefeller tem sido promover o bem-estar da humanidade ao redor do mundo. Hoje, a entidade busca cumprir essa missão por meio de dois objetivos: promover economias inclusivas que expandem as oportunidades para uma prosperidade mais amplamente compartilhada e criar resiliência, ajudando pessoas, comunidades e instituições a se preparar, resistir e emergir mais fortes de choques agudos e estresses crônicos. Para alcançar esses objetivos, a Fundação Rockefeller trabalha na intersecção de quatro áreas de foco – melhoria na saúde, reavaliação de ecossistemas, segurança de subsistência, e transformações de cidades – para abordar as causas profundas dos desafios emergentes e criar mudanças sistêmicas. Juntamente com parceiros e beneficiários, a Fundação Rockefeller esforça-se para catalisar e escalar inovações transformadoras, criar parcerias improváveis que abrangem todos os setores e assumir riscos que outros não podem –  ou não irão. Para mais informações, visite www.rockefellerfoundation.org

Nenhum comentário: