Blog com notícias de Ecologia atualizado diariamente. Publica notícias de outros blogs similares, ONGs, instituições ambientalistas, notícias jornalísticas e oficiais, fotos, críticas, poemas, crônicas, opiniões. A FONTE e o AUTOR são rigorosamente citados sempre.
quarta-feira, 25 de janeiro de 2023
Temperaturas na Groenlândia são as mais altas em 1000 anos
As altas temperaturas recentes no manto de gelo nas regiões central e norte da Groenlândia são únicas, quando comparadas a 1000 anos de condições climáticas reconstruídas no manto de gelo.
Esta é a principal mensagem de um novo estudo científico baseado em numerosos dados atualizados de núcleos de gelo.
Niels Bohr Institute*
University of Copenhagen
O clima dos últimos 1000 anos reconstruído
Na última década, pesquisadores de núcleos de gelo do Alfred Wegner Institute e do Niels Bohr Institute colaboraram para atualizar os núcleos de gelo existentes com informações das décadas mais recentes. Assim, várias missões foram enviadas para locais remotos na camada de gelo da Groenlândia, a fim de perfurar novos núcleos em locais onde os núcleos de gelo foram perfurados há cerca de 30 anos.
Isso foi feito para obter amostras de gelo e neve das últimas décadas.
Comparando a composição isotópica da água nas amostras recentes com registros semelhantes de um milênio atrás, é possível reconstruir o clima desde o ano 1000 até 2011.
A nova reconstrução de temperatura mostra que a década mais recente nos núcleos é cerca de 1,5 grau mais quente do que a média de longo prazo.
Este aquecimento é único na perspectiva de 1000 anos fornecida pelos núcleos de gelo. Portanto, está claro que o sinal do aquecimento global atingiu até mesmo os locais remotos das camadas de gelo no centro e norte da Groenlândia.
O aumento das temperaturas e o aumento da água derretida da camada de gelo interior andam juntos
O novo estudo compara a evolução reconstruída da temperatura da Groenlândia com o escoamento da água derretida da camada de gelo, mostrando que as temperaturas e o degelo estão intimamente relacionados.
Portanto, o aumento do derretimento observado nas últimas décadas provavelmente também será único nos últimos 1.000 anos.
O aumento do nível do mar é a consequência
O professor associado Bo Møllesøe Vinther, que participou do estudo, descreve sua importância:
“A estreita relação entre temperaturas mais altas e o aumento do derretimento da camada de gelo da Groenlândia documentada no estudo é uma grande preocupação, uma vez que o aquecimento da Groenlândia deve continuar devido às emissões contínuas de gases de efeito estufa.
Espera-se, portanto, que o derretimento da camada de gelo da Groenlândia contribua cada vez mais para o aumento do nível do mar no futuro”.
Temperaturas na Groenlândia são as mais altas em 1000 anos
a , O registro composto NGT-2012 da média contínua de 11 anos d 18 O (preto, eixo esquerdo) e série temporal de temperatura inferida (eixo direito, Métodos ) de 1000 a 2011 (painel superior). Linhas cinza claro no fundo exibem valores médios anuais. A linha vermelha grossa destaca a extensão dos registros de núcleos de gelo existentes até 2011 por novas perfurações realizadas como parte deste estudo. As tendências lineares estimadas nos períodos 1000–1800 (pré-industrial) e 1800–2011 são mostradas como linhas pretas tracejadas. O número de núcleos firn que contribuem para a reconstrução é mostrado abaixo como uma linha marrom. O painel inferior mostra o registro de reconstrução de temperatura do Ártico 2k 13exibidos como valores médios consecutivos de 11 anos e como dados anuais e com linhas tracejadas azuis indicando tendências lineares, como para NGT-2012. A série temporal foi estendida até 2011 usando dados instrumentais HadCrut 70 (linha ciano, Methods ). b , Localização dos núcleos de gelo usados ??para NGT-2012 (círculos) e das estações meteorológicas próximas 16 (triângulos pretos; dados do mapa geográfico obtidos do pacote ‘rnaturalearth’ para o software R). Os IDs de site são detalhados na Tabela 1 de Dados Estendidos . c , Comparação da reconstrução da temperatura média contínua de 11 anos NGT-2012 (1871–2011, preto) com o escoamento de água derretida da Groenlândia de MAR3.5.2 22 ( R = 0,62, P < 0,01, n = 141; Métodos e dados estendidos Fig. 7 ). O sombreado cinza indica uma incerteza de ±40% da reconstrução da temperatura obtida a partir da faixa de inclinações de calibração plausíveis ( Métodos ). Todas as séries temporais são exibidas como anomalias relativas ao período de referência de 1961–1990 (linhas tracejadas horizontais). In https://www.nature.com/articles/s41586-022-05517-z
Referência
Hörhold, M., Münch, T., Weißbach, S. et al. Modern temperatures in central–north Greenland warmest in past millennium. Nature 613, 503–507 (2023). https://doi.org/10.1038/s41586-022-05517-z
[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]
Henrique Cortez *, tradução e edição.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário