Blog com notícias de Ecologia atualizado diariamente. Publica notícias de outros blogs similares, ONGs, instituições ambientalistas, notícias jornalísticas e oficiais, fotos, críticas, poemas, crônicas, opiniões. A FONTE e o AUTOR são rigorosamente citados sempre.
terça-feira, 4 de agosto de 2020
EXTRATIVISTAS DO PARÁ DISTRIBUEM SOLIDARIEDADE
James,
Vitória do Xingu, município do sudoeste do Pará, está com suas 24 escolas fechadas desde o dia 18 de março devido à pandemia da Covid-19. Para garantir a segurança alimentar e o isolamento dos estudantes e suas famílias, um esforço coletivo uniu beiradeiros, agricultores familiares, nutricionistas, agentes públicos e organizações da sociedade civil para levar alimentos da floresta até eles.
Foram distribuídas 9,6 toneladas de alimentos como castanha-do-Pará e farinha do coco babaçu, produzidos pela Rede de Cantinas da Terra do Meio. Os produtos da floresta atenderam famílias de 4,5 mil alunos de escolas urbanas, rurais e indígenas. Saiba mais aqui.
Atividades no galpão da Rede de Associações da Terra do Meio. Créditos: Lilo Clareto / ISA
E não foram só as famílias dos estudantes de Vitória do Xingu que receberam alimentos da floresta! A Rede de Cantinas da Terra do Meio, em parceria com o Movimento dos Atingidos por Barragens, doou 540 kg de castanhas e farinha de babaçu para famílias que estão em área de risco na região da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e nos Reassentamentos Urbanos Coletivos (RUCs) do município de Altamira.
Enquanto isso, a luta contra a Covid-19 nos territórios continua.As associações de moradores das Reservas Extrativistas da Terra do Meio estruturaram 3 novos postos de saúde com acesso a internet para o atendimento das comunidades com suporte a telemedicina. Também foi criado o podcast "áudio do beiradão", produzido pela Rede Xingu+ e transmitido por Whatsapp e rádio com informações sobre a Covid-19 e prevenção à doença.
Enfrentar a pandemia é um desafio, mas juntos é possível fortalecer a luta e zelar para que os casos de contágio sejam os menores possíveis. Precisamos cuidar dos povos e comunidades tradicionais que preservam a história e a floresta.
Junte-se ao ISA!
Nos ajude no combate à Covid-19 nas populações tradicionais.
Quero me juntar ao ISA!
Roberto Rezende
Instituto Socioambiental - ISA
Mais informações sobre o ISA.
Dúvidas ou comentários, ligueou envie um whatsapp para (11) 93500 1149 e fale com Mariana Barros ou escreva para relacionamento@socioambiental.org
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário