Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Furacões estão se tornando mais fortes devido ao aumento das temperaturas do mar e do ar

Hurricanes are becoming stronger and wetter due to rising sea and air temperatures

Nova pesquisa investiga o impacto das tempestades de poeira na formação do furacão Sandy – Mais furacões de categoria 5 previstos pelos cientistas
Chapman University*

Furacão Sandy
Furacão Sandy. Imagem: NOAA/NASA/Penn State

No meio da temporada de furacões, climatologistas em todo o mundo estão monitorando formações de tempestades tropicais que têm o potencial de se transformar em furacões mortais. A temporada de furacões do Atlântico incluiu 17 tempestades nomeadas no ano passado, muitas das quais provaram ser caras e destrutivas para as comunidades em seu caminho. Os furacões estão se tornando mais fortes e úmidos devido ao aumento das temperaturas do mar e do ar.
Tempestades de poeira do Saara também podem desempenhar um papel na formação de furacões. Pesquisadores da Chapman University aprenderam com o estudo do furacão Sandy de 2012, que é mais provável que vejamos furacões maiores e mais poderosos no futuro.
“Embora Sandy era uma tempestade de categoria 3 quando fez a terra firme em Cuba, tornou-se o maior de furacões no Atlântico no registro quando medido pelo diâmetro, com ventos abrangendo 900 milhas”, disse Chapman University climatologista Hesham El-Askary, Ph.D .
Um evento de poeira do Saara ocorrido na África Ocidental semanas antes de Sandy ter formado carregou grandes quantidades de pó mineral na troposfera, enchendo a onda tropical que se tornou Sandy com aerossóis ao longo da maior parte de seu caminho.
Ao monitorar as tempestades de poeira, o Dr. El-Askary foi capaz de vincular essa ocorrência ao papel que desempenhou no desenvolvimento do furacão de uma categoria 1 para uma tempestade de categoria 3. Com este trabalho, ele espera fornecer uma previsão mais precisa para esses tipos de ocorrências climáticas extremas
Referência:
Characterizing the Impact of Aerosols on Pre-Hurricane Sandy
IEEE Journal of Selected Topics in Applied Earth Observations and Remote Sensing ( Volume: PP, Issue: 99, May 2018 )
DOI: 10.1109/JSTARS.2018.2813095
https://ieeexplore.ieee.org/document/8345587/

*Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 23/07/2018


Nenhum comentário: