Powered By Blogger

sábado, 21 de julho de 2018

10 documentários atuais indispensáveis sobre Sustentabilidade

por Juliana Zellauy Feres, especial para a Envolverde –
Para além de Ilha das Flores (1988), O ponto de Mutação (1990), e Uma Verdade Inconveniente (2006), o cinema mundial tem produzido excelentes documentários atuais sobre Sustentabilidade. Considerando uma ampla gama de sub-temas, eles abordam pontos de vista diversos sobre questões complexas, como é próprio da Sustentabilidade. Independentemente se você concorda ou discorda da sua abordagem, o importante aqui é permanecer aberto às novas ideias e estimular a reflexão.
Dentre esta nova safra, indico 10 filmes produzidos nos últimos 5 anos que vão fazer valer o seu tempo:
1. Seremos história? (2016) – Documentário produzido por Leonardo DiCaprio em parceria com a National Geographic. Acompanha 3 anos de viagens pelo mundo do ator, nomeado mensageiro da paz pela ONU, em busca de respostas sobre as mudanças climáticas, mostrando as suas consequências in loco e ações necessárias para minimizá-la. Cientistas renomados, Barack Obama e até o Papa Francisco fornecem o seu ponto de vista sobre a questão. De certa forma, é quase uma atualização do “Uma Verdade Inconveniente” (2006). Disponível no Netflix.
2. Catching the sun (2015) – Focado no setor de energias renováveis, mostra de forma muito prática o esforço para equalizar as questões sociais, econômicas e ambientais, por meio da geração de “empregos verdes”. Em especial, é interessante notar a força e velocidade da China no desenvolvimento de energias renováveis e suas consequências para o mundo. Disponível no Netflix.
3. Salvando o Capitalismo (2017) – Além de mostrar de maneira precisa a situação econômica atual dos EUA e do capitalismo de maneira geral, é uma lição de vida observar como o ex-secretário do governo americano e professor Robert Reich lida com as diferenças, lutando por uma agenda muito objetiva, sem deixar de ouvir e permanecer aberto à divergência de opiniões. Observe atentamente e aprenderá muito mais do que o filme inicialmente propõe. Paralelamente trata sobre desigualdade, poder e concentração de riquezas e seu impacto na sociedade. Disponível no Netflix.
4. Minimalism (2016) – Mais do que um documentário sobre consumo consciente, trata sobre as coisas que realmente importam para termos uma vida com mais propósito. Dois amigos de infância mostram na prática como fizeram a transição de “carreiras de sucesso” para uma vida mais significativa e feliz. Não significa que não precisamos de bens materiais para viver, mas que realmente ter mais não significa ter mais felicidade. Disponível no Netflix.
5. Sustentável (2016) – Documentário que faz uma importante reflexão sobre o modelo atual de agricultura industrial e suas consequências sociais, econômicas e ambientais. Um show à parte é observar como o fazendeiro Marty Travis possui uma expressiva inteligência emocional. Sabiamente, ele compreende que sozinho seu impacto é pequeno, mas em comunidade a capacidade de intensificar os benefícios de sua ideia inicial é infinitas vezes maior. Inspirador ver isso transformado em ação. Disponível no Netflix.
6. Oceano de Plástico (2016) – Mais do que registrar o impacto do plástico na vida marítima e, por consequência, na sobrevivência humana, este documentário propõe soluções efetivas para o problema. Apoiado com base científica e contanto com o depoimento de engenheiros, conservacionistas e cientistas, o documentário filmado em diversas localidades, inclusive remotas, apresenta os problemas causados pela poluição plástica e suas consequências para o meio ambiente, para os ecossistemas e para a saúde humana. Disponível no Netflix.
7. The True Cost (2015) – Documentário imperdível sobre a indústria da moda “fast fashion”, abrangendo tanto as questões econômicas, quanto sociais e ambientais. Filmado em diversas localidades ao redor do planeta, busca detectar de maneira bastante ampla os diferentes aspectos e impactos desta indústria atualmente baseada no lucro e crescimento ilimitado. Vale como reflexão não apenas especificamente para esta indústria, mas para a atuação empresarial como um todo quando coloca a lucratividade como um objetivo acima de todos. Disponível no Netflix.
Agora, se você estiver sem tempo e quer priorizar, te indico estes “top 3”, extremamente inspiradores e com uma visão bastante abrangente sobre a complexidade e inter-relações entre as questões ambientais, sociais e econômicas:
8. Crossroads – Dores de Parto de Uma Nova Visão Mundial (2013) – Demonstra como é necessária e tem emergido uma nova visão de mundo, integrada, de interdependência, onde a colaboração, e não a competição, é a verdadeira chave para a nossa sobrevivência. Ancorado por descobertas da psicologia, biologia, ciência de rede e sistemas, o documentário aponta respostas para a atual crise econômica, ambiental e social alicerçadas por uma maior consciência pessoal e atuação coletiva. Disponível no You Tube, neste link.
9. Real Value (2013) – Documentário excelente sobre economia e sustentabilidade que trata de valor compartilhado (geração de valor além do lucro), valores humanos e economia local. O filme mostra os negócios como uma força poderosa para a mudança social positiva, capazes de criar valor sustentável a longo prazo em suas comunidades, concentrando-se nas pessoas e no planeta e não apenas no lucro. Disponível no Youtube, neste link.
10. Amanhã (2015) – Baseado na premissa de que apenas apontar os problemas nos paralisa, nos torna letárgicos e até mesmo depressivos, este documentário é um sopro de frescor ao apresentar soluções reais já colocadas em prática para 5 problemas mundiais que impactam diretamente a nossa sustentabilidade: alimentação, energia (incluindo os resíduos), economia, democracia e educação. O documentário francês, com o título orginial “Demain”, ganhador do César de 2016 (o Oscar francês), é bastante completo, engajador, realista e extremamente inspirador. Disponível no Vimeo, neste link.
E você, conhece mais algum documentário imperdível sobre Sustentabilidade? Poste aqui nos comentários, será ótimo ter a sua visão, conhecer novos conteúdos e espalhar mais conhecimento de qualidade na nossa rede. Afinal, sozinhos podemos ir mais rápido, mas juntos vamos muito mais longe. 😉 (#Envolverde)

Nenhum comentário: