Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Feira Internacional de Energias Renováveis

Brasil recebe feira internacional que reúne todos os segmentos de energias renováveis em um só local
A RENEX SOUTH AMERICA será 27 a 29 de novembro, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre (RS). Com origem no setor de energias renováveis da feira Industrial de Hannover, na Alemanha, reunirá empresas expositoras, além de oferecer diversas atividades paralelas ao público interessado no setor.
Uma plataforma multissetorial com o objetivo de apresentar as novidades da indústria, tendências, inovação, ideias e atração de investimentos para o mercado brasileiro e latino-americano de energias renováveis. Esta é a RENEX SOUTH AMERICA (Renewable Energy Exhibition), feira internacional que terá sua primeira edição em Porto Alegre (RS), de 27 a 29 de novembro, reunindo segmentos de energia eólica, fotovoltaica, solar térmica, biocombustíveis, biogás, biomassa e PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas).
“Vamos reunir empresas nacionais e internacionais para fazer negócios e gerar conhecimento sobre este mercado. Teremos um pavilhão internacional e empresas alemãs já estão confirmadas”, destaca Constantino Bäumle, diretor da Hannover Fairs Sulamérica. Além da área de exposição, a RENEX contará com Conferência Internacional sobre o tema e visitas técnicas.
A RENEX tem origem no setor de energias renováveis da feira Industrial de Hannover, na Alemanha, e já possui duas edições de sucesso na Eurásia. Devido ao grande potencial de uso de energia renovável na América do Sul, especialmente no Brasil, a Deutsche Messe AG, maior promotora de feiras do mundo, está apostando nesta primeira edição da RENEX South America, ampliando seu portfólio de negócios e expandindo o engajamento em feiras na América do Sul.
Contribuíram para a vinda da feira ao Brasil o grande potencial do país em energias renováveis e os planos do governo brasileiro de investimento de cerca de U$S 63 bilhões para a expansão de energias renováveis até 2020, aumentando a demanda por produtos internacionais e know-how.
A feira é promovida pela Hannover Fairs Sulamérica com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Rio Grande do Sul (SPDI), Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEeólica), Federação Alemã de Engenharia (VDMA) e Associação Alemã de Energia Eólica (BWE).
Empresas patrocinadoras que apostam na feira
A RENEX SOUTH AMERICA conta com o patrocínio na categoria Quilowatt do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE e Tractebel Energia; e patrocínio Watt da Força Eólica do Brasil (joint venture formada pelas empresas Iberdrola e Neoenergia), BADESUL Desenvolvimento – Agência de Fomento/RS, Sagres, Grupo Cuello, Transversátil e SULGÁS.
Na área de exposição da feira já estão confirmados grandes nomes de empresas internacionais como: Goracon Windpower Access Systems, empresa norte-americana de energia eólica; DLG – Associação de Agricultura da Alemanha e Associação Alemã de Energia Eólica (BWE), com estande coletivo internacional.
Atividades paralelas diversificadas serão atrativo
Junto a área de exposição da RENEX ocorrerá uma série de atividades paralelas que visam atrair um publico diversificado e interessado em aprofundar conhecimentos no setor de energias renováveis:
Congresso RENEX SOUTH AMERICA – Realizado nos três dias de evento, das 14h às 20h, paralelamente à exposição. Contará com palestras nacionais e internacionais em que os participantes terão a oportunidade de acompanhar apresentações de autoridades governamentais, investidores públicos e privados, associações, além de especialistas do setor de energias renováveis. Programação e inscrições: http://renex-southamerica.com.br/congressorenex/
Conferência Energia Solar Brasil 2013 – O dia 28 será especialmente destinado à energia fotovoltaica e solar térmica, com palestras organizadas pelo EuPD Research (www.eupd-research.com), Instituto alemão de pesquisas. Programação e inscrições: http://renex-southamerica.com.br/english-pv-solar-thermal-briefing-brazil-2013/
RENEX Business Matchmaking - Rodada de negócios organizada pelo Centro Internacional de Negócios – CIN-RS, da FIERGS, em parceria com o Programa AL-INVEST IV e com a Apex-Brasil. O evento ocorrerá durante a feira, nos dias 27 e 28 de novembro, das 15h às 19h, no Centro de Eventos da FIERGS. Empresas nacionais e internacionais já podem fazer sua inscrição gratuita, cadastrando seu perfil em www.b2match.eu/renexsa2013
 Painel – No dia 29 de novembro, o Instituto IDEAL promove o Painel: Cases de Sucesso de Geração Fotovoltaica em edificações no Brasil, das 14h às 16h, com entrada gratuita. O objetivo é apresentar casos de sucesso de implantação de energia solar fotovoltaica no Brasil com conexão à rede em diferentes setores. Informações: http://renex-southamerica.com.br/instituto-ideal/
Brasil tem grande potencial em energias renováveis
Dados da organização Greenpeace divulgados recentemente mostram que o Brasil pode ter três vezes mais fontes renováveis em energia elétrica, e 47% mais em matrizes energéticas como um todo, se modificar sua política de investimentos em energia até 2050. Segundo o relatório, com o atual planejamento do governo, o Brasil chegará em 2050 com 54,4% da energia consumida sendo produzida em hidrelétricas, 23% de gás natural, 7,6% eólica e 4,3% de biomassa. Já no cenário sugerido pela ONG, o país pode chegar a 2050 com 39,6% da energia produzida por hidrelétricas, 21,1% eólica, 13,4% de fotovoltaica, 7,2% de biomassa e apenas 6,5% de gás natural. Nas contas do Greenpeace, a mudança de matriz, com maior participação da energia eólica e solar, elevaria os investimentos em R$ 690 bilhões, mas economizaria R$ 1,1 trilhão em gastos com combustível para abastecer as termelétricas, sobretudo, nesse período.
SERVIÇO
O que: RENEX SOUTH AMERICA
Quando: 27 a 29 de novembro de 2013
Local: Centro de Eventos FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787) – Porto Alegre – RS
Horário: 14h às 20h
Visitação Gratuita
Site: http://renex-southamerica.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/RenexSouthAmerica?fref=ts

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Grazieli Gotardo – assessoria@reversocomunicacao.com.br
Tatiane Mizetti – reverso@reversocomunicacao.com.br
51-3779-7958 / 51-9162-0568
Reverso Comunicação Integrada
www.reversocomunicacao.com.br

Nenhum comentário: