Powered By Blogger

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Manchetes Socioambientais - 22/10/2013


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Agricultura, Amazônia, Direitos Humanos, Estradas, Poluição do Ar, Povos Indígenas, Segurança Alimentar, Unidades de Conservação
Ano 13
22/10/2013

 

Direto do ISA

 
  No julgamento de 2009, ao dispor sobre áreas situadas em Terras Indígenas que são sobrepostas a unidades de conservação, o STF considerou-as sujeitas à “dupla afetação” - Blog do PPDS/ISA, 22/10.
  Oficina sobre os remédios da floresta Yanomami organizada pelo ISA e Hutukara teve como foco a formação de pesquisadores e o fortalecimento dos conhecimentos tradicionais - Direto do ISA, 21/10.
   
 

Amazônia

 
 
O risco de perecimento da porção sul da Amazônia seria muito maior do que o estimado pelo último relatório do IPCC, divulgado no final de setembro. Segundo uma nova pesquisa da Universidade do Texas, as secas sazonais serão mais fortes do que se havia projetado. Pesquisa divulgada esta semana na revista "Proceedings of National Academy of Sciences" descobriu, a partir de medições de solo dos últimos 30 anos, que desde 1979 a estação seca no sul da Amazônia já dura cerca de uma semana a mais por década. O estudo estima que, se a estiagem continuar a aumentar com apenas metade da força das últimas décadas, a seca amazônica de 2005 pode se tornar, até o final deste século, uma norma e não uma exceção - O Globo, 22/10, Ciência, p.34.
  Para o comandante militar da Amazônia, a região é como uma colônia do Brasil. "Ela não está integrada ao país e, portanto, não há conhecimento de sua realidade e potencial", diz o general Eduardo Villas Bôas, desde 2011 à frente de 19 mil homens e 9.300 km de fronteiras. Em entrevista na sede do comando, em Manaus (AM), ele citou a ausência estatal na floresta, criticou a política indigenista oficial, alertou sobre a ação de ONGs na região e aprovou, com ressalvas, o programa Mais Médicos - FSP, 19/10, Poder 2, p.4.
  Projeto criado por fisioterapeuta usa botos-cor-de-rosa do rio Negro (AM) para reabilitar crianças com deficiências, como malformações e síndrome de Down. A boto-terapia é só uma das ações da Associação Amigos do Peixe-Boi. A ONG vai pôr em prática um projeto de ecoturismo para observação de botos na comunidade São Thomé, em Iranduba (AM). O projeto também quer desmistificar o boto em comunidades ribeirinhas. Até hoje, ele é visto como inimigo dos pescadores. "Os botos por muito tempo foram protegidos por lendas. Agora temos que agir para eles não virarem lenda", diz Vera Silva, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - FSP, 22/10, Equilíbio, p.C11.
  Em novo livro 'Retorno à Amazônia', Jean-Michel faz um registro - ricamente ilustrado pelas fotos de Carrie Vonderhaar - do que mudou na Amazônia desde a primeira expedição com seu pai, Jacques, nos anos 80. No intervalo de 25 anos entre as duas grandes expedições que realizou na Amazônia, Jean-Michel Cousteau ficou chocado com a ocupação desordenada da floresta. Ele não critica a ocupação em si, mas a falta de planejamento com que ela aconteceu, trazendo consequências para a natureza, as culturas indígenas e a qualidade de vida dos próprios migrantes - O Globo, 22/10, Amanhã, p.10 a 11.
   
 

Poluição do Ar

 
  A China quer impedir que a queima de carvão continue a crescer depois de 2017. Se em 2011 o mineral representava 68,4% do consumo total de energia, nos próximos quatro anos terá de cair para 65%. Nesse intervalo, US$ 275 bilhões serão aplicados em fontes alternativas de energia, como a solar, e na melhoria da qualidade do ar. A China, aliás, já é o maior investidor mundial em energia limpa - FSP, 22/10, Mundo, p.A13.
  Ontem, a cidade de Harbin foi coberta por uma névoa que reduziu a visibilidade a menos de 50 m. Escolas, estradas e o aeroporto foram fechados. A cidade no extremo norte da China registrou níveis de poluição 40 vezes o limite recomendado pela Organização Mundial de Saúde. A nuvem marrom que cobriu Harbin tem duas fontes principais: carvão mineral e veículos. A China é campeã mundial de poluição. O país tem reservas de carvão mineral suficientes para meio século. Já é o maior produtor do planeta e também o maior importador. Cerca de 80% da energia elétrica produzida no país provém de usinas térmicas alimentadas com carvão. Até o fim do ano, a frota de veículos chinesa vai ultrapassar a dos EUA - FSP, 22/10, Mundo, p.A13.
   
 

Geral

 
 
Um projeto inédito está monitorando peixes no Parque Estadual do Cantão, em Tocantins, um dos maiores berçários de espécies de água doce do planeta. O projeto quer comprovar cientificamente que o parque é fundamental para o estoque pesqueiro do médio Araguaia. Segundo os pesquisadores, a proibição da pesca no local é uma das formas mais eficazes para garantir o estoque pesqueiro numa vasta área do Rio Araguaia. O estudo é realizado pelo Instituto Araguaia de Proteção Ambiental - O Globo, 22/10, Amanhã, p.7.
  Desde o início do ano, está aberta uma nova rota rodoviária para o Pacífico, toda asfaltada, de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, até o porto de Iquique, no Chile, passando pela Bolívia. Espera-se que a rota possa livrar os produtores de soja e outros grãos do Centro-Oeste de problemas com o escoamento da safra por Santos e Paranaguá. O novo caminho mais que dobra a distância do porto - 1.200 km até Santos/Paranaguá e 2.700 km até Iquique. Mesmo assim, haveria redução de 30% no frete e diminuiria em 7 dias (de 32 para 25) a viagem de navio até a China - Valor Econômico, 21/10, Especial, p.A16.
 
Acaba de sair do forno o Plano ABC Nacional. A sigla significa Agricultura de Baixo Carbono e o objetivo é reduzir as emissões de gases de efeito estufa do setor. Estão previstas a recuperação de 15 milhões de hectares de pastagens, a adoção de sistemas agroflorestais, a ampliação do plantio direto e o uso de técnicas de fixação de nitrogênio em 13 milhões de hectares. A portaria determina ainda o reflorestamento de três milhões de hectares de áreas hoje destinadas à produção de madeira - O Globo, 22/10. Amanhã, p.20.
  Preparando-se para assumir, em 10 de janeiro de 2014, uma das cadeiras da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA), Paulo Vannuchi disse ontem que a entidade sofre de incoerências. "Não podemos fazer um relatório anual dizendo que há três países que violam direitos humanos: Cuba, Honduras e Venezuela. Afinal, é provável que a Venezuela não viole os direitos humanos mais do que o Brasil, e não se pode ir para cima da Venezuela sem falar de Guantánamo", disse Vannuchi. - O Globo, 22/10, País, p.13.
  "Quase um bilhão de pessoas passam fome no mundo. Conforme um número cada vez maior de pessoas pode arcar com o custo de se alimentar bem, a comida vai se tornar mais escassa para os pobres, pois a demanda por produtos animais aumentará, exigindo mais recursos como grãos. Calcula-se que um aumento inferior a 30% na população mundial dobre a demanda por produtos animais. No entanto, não existe terra, água nem fertilizante para que o mundo inteiro consuma carne nos níveis ocidentais. Para o ETC Group, a cadeia alimentar industrial consome 70% dos recursos agrícolas para produzir 30% do alimento mundial, enquanto a "rede alimentar camponesa" produz os 70% restantes usando apenas 30% dos recursos", artigo de Mark Bittman - OESP, 22/10, Internacional, p.A11.
   
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: