poluicao Maiores cidades do Brasil devem participar de pesquisa global sobre mudanças climáticas
Poluição é um dos principais problemas relacionados ao clima em São Paulo. Foto: Pétria Chaves
Reunir informações sobre as emissões de gases de efeito estufa (GEE), ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas das maiores cidades do mundo. Esse é o objetivo de um questionário da organização não governamental britânica CDP que já foi entregue a mais de 30 cidades latino-americanas, das quais 12 são brasileiras, e cujo prazo final para as respostas vai até 28 de março (os resultados serão divulgados em junho).
Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP) receberam em janeiro o convite para participar. Destaca-se também a participação voluntária de algumas cidades, como é o caso de Aparecida do Norte (SP).
Em 2013 foram convidadas mais de 240 cidades no mundo todo, a grande maioria delas foi selecionada com base no critério de maior população. No entanto, qualquer município pode participar – aqueles que não receberam o questionário podem obter mais informações através do e-mail cities@cdproject.net. A equipe local do CDP encontra-se à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas relacionadas ao projeto.
“É muito importante que os municípios divulguem seus dados sobre emissões de gases de efeito estufa e sobre suas ações relacionadas a recursos naturais, como a água, por exemplo”, afirmou Fernando Eliezer Figueiredo, diretor do CDP Brasil. “O CDP Cities oferece uma ferramenta para as cidades divulgarem e, ao mesmo tempo, entenderem riscos e oportunidades provenientes das mudanças climáticas para seus cidadãos e para os negócios locais.”
Segundo Figueiredo, muitos investidores e empresários já enxergam a importância financeira da análise das informações de como as cidades se preparam e combatem os efeitos destas mudanças.
“Para o Brasil, atual palco de diversos eventos e investimentos internacionais, disponibilizar estes dados em projetos de alcance global como o CDP Cities é fundamental”, defendeu o executivo.
Clima e economia
Com ocupação de apenas 2% da superfície da Terra e mais de 50% da população mundial, as cidades enfrentam atualmente um enorme desafio para se transformarem em economias de baixo carbono. Nesse contexto, o CDP Cities, promovido anualmente desde 2011, ajuda a divulgar as ações que são tomadas no sentido de mitigar as mudanças climáticas para promover a transparência com diferentes stakeholders e aumentar a conscientização sobre a importância do tema entre cidadãos e negócios locais.
Em 2012, 73 metrópoles de todo o mundo responderam ao questionário, entre elas, três brasileiras: Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. Entre os dados revelados pelo estudo, descobriu-se, por exemplo, que 82% das cidades identificam potencial de crescimento econômico como resultado do combate e das adaptações provocadas pelas mudanças climáticas.
Mais da metade das cidades que responderam ao questionário em 2012 afirmaram que identificavam oportunidades na criação de empregos verdes e em novas iniciativas de negócios.
Mais informações sobre o CDP Cities 2013 podem ser obtidas aqui.
* Publicado originalmente no site EcoD.