Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

CANASVIEIRAS : E O "ENGORDAMENTO" DA PRAIA !!!??? - James Pizarro


JAMES PIZARRO
Professor da UFSM (aposentado)
www.professorpizarro.blogspot.com


Durante quase vinte anos fiz veraneio na praia de Canasvieiras. E sempre mantive o pensamento firme no sentido de que, uma vez aposentado e filhos formados e casados, eu e minha esposa viríamos morar nesta querida praia. Assim foi pensado, planejado e consumado : há cinco anos resido em Canasvieiras, a menos de vinte metros da praia.

Nestes cinco anos passados já escrevi centenas de artigos sobre a praia e seus múltiplos aspectos, tanto em meus blogs como em jornais gaúchos, além do comentário semanal que faço todas as segundas-feiras, às 21 horas, na Rádio Imembui de Santa Maria, que abrange mais de 200 municípios do interior gaúcho. Coloquei na intrnet mais de 1500 fotos de Canasvieiras e de outros locais da ilha. Quem duvidar, faça uma pesquisa no Google : coloque meu nome ou o nome "Canasvieiras", clique em "imagens" e verá.

É uma divulgação que faço voluntariamente, de forma gratuita, sem esperar nada em troca, pois sou apaixonado por Florianópolis há décadas. Jamais passou pela minha cabeça ocupar algum cargo, alguma função gratificada, ganhar algum dinheiro com esta divulgação que faço, muito menos fazer parte de alguma associação local com a intenção de aparecer ou propagar meu nome.

Atuo solitariamente, dono do meu nariz, minha boca e minha mente, escrevendo e falando o que quero, sem aceitar censura de espécie alguma. Não estou a serviço de NENHUM partido, esquema político ou associação de qualquer tipo : apenas estou a favor da VERDADE. As pessoas que me conhecem ou fazem leitura do que escrevo sabem que SEMPRE abri espaço no meu blog para divulgar as iniciativas pelo bem de Canasvieiras, quer seja para escrever sobre promoções, esporte, iniciativas, associações, etc... quer para reivindicar ou criticar, assim como para aplaudir e agradecer por medidas boas tomadas e/ou atendidas pelas autoridades.

Como não sou médium vidente e nem astrólogo, muito menos adivinho ou Mãe Diná aqui da praia, publico e escrevo apenas sobre o que sei ou o que me comunicam via e-mail. Já recebi críticas injustas porque não escrevi isso ou aquilo, ou deixei de citar tal coisa, como se eu fosse obrigado a conhecer tudo. Quem quiser que publique alguma reivindicação escreva, com identificação (nome completo, telefone, identidade) para :jamespizarro@hotmail.com que estarei pesquisando sobre a reclamação e publicando a mesma em meu blog  www.professorpizarro.blogspot.com

Vamos fazer uma experiência ?

O "Jornal Floripa Norte", de dezembro de 2012, ano II, edição 17, publica a apreciada coluna "Palavra de Classe", assinada pelo Miltom Weber Filho, Diretor Geral da ACIF-Regional de Canasvieiras. Com o subtítulo "Alargamento praia Baía Canasvieiras", o articulista escreve : " Estudos pedidos pela FATMA para licença não são feitos nem pela prefeitura e nem pelo governo do Estado. Este é mais um problema que parece nunca se resolver. "

Nestes últimos cinco anos já ouvi as mais variadas versões sobre o porque de não ter saído ainda o "engordamento" da praia de Canasvieiras. Mas na hora de assumirem as coisas que dizem, as pessoas me pedem para não publicar seus nomes nos meus artigos e nos textos do meu blog.

Pergunto aos leitores do meu blog : como posso ajudar se não tenho documentos, nem xerocópias de pedidos de verbas, nem ofícios de políticos que tenham batalhado por isso ? Há uma crise de medo, receio de se incomodar, de ficar mal visto, de sofrer marcação de autoridades...enfim, como dizia meu avô : "uma crise de cagacite aguda".  Alguém saberia me respónder algo sobre o tema ?

Sou frequentador diário da praia durante todo o ano. E posso testemunhar : em certos dias, em certas horas, a faixa de areia não tem mais do que um metro. Se isso não é problema URGENTE numa praia onde os moradores fixos vivem basicamente do turismo e dos turistas, o que é urgente ?

Nenhum comentário: