Powered By Blogger

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Jovens mostram suas soluções para os desafios ambientais em conferência da ONU

jovens Jovens mostram suas soluções para os desafios ambientais em conferência da ONU
O objetivo é que os jovens compartilhem ideias sustentáveis. Foto: Divulgação/Tunza

A Conferência Internacional da Juventude Tunza 2013 reúne, durante a terceira semana de fevereiro, cerca de 250 jovens de cem países, na sede do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), no Quênia.
O objetivo é que crianças e adolescentes compartilhem experiências e práticas sobre empreendedorismo, consumo e produção sustentáveis, combate ao desperdício de alimentos e outros aspectos do desenvolvimento sustentável, sob o tema Saúde e Meio Ambiente.
Segundo a organização, mais de 60% dos ecossistemas mundiais estão degradados, o que causa impactos negativos no acesso a água potável, alimentação saudável e saneamento básico, elementos essenciais para a saúde.
A exposição a compostos químicos poluentes e a inalação de fumaça proveniente de fogões improvisados também estão entre os principais problemas ambientais que causam doenças, e os jovens estão entre os que têm a saúde mais prejudicada pela degradação do meio ambiente, ainda de acordo com a ONU.
Experiências
As experiências dos jovens foram reunidas no documento Tunza Acting for a Better World: GEO 5 for Youth, lançado na abertura da conferência, em 11 de fevereiro. A publicação leva os preceitos do GEO 5 – Panorama Ambiental Global para jovens leitores e destaca exemplos simples e de baixo custo que podem ser replicados.
“O documento mostra que os jovens podem abrir novos caminhos na busca de soluções para os principais problemas ambientais do mundo. Governos, indústrias e demais agentes devem seguir o seu exemplo para garantir uma distribuição justa de recursos e uma trajetória sustentável para o mundo”, afirmou o diretor executivo do Pnuma e subsecretário-geral do ONU, Achim Steiner.
* Publicado originalmente no site EcoD.

Nenhum comentário: