Lançamento digital, do Ebook , "Capítulo Iterei Mastofauna", de autoria da artista plástica ecologista, a pedagoga Léa Corrêa Pinto, estudiosa da região de Iterei e entorno. O livro, lista e retrata a mastofauna, "que são aqueles animais caracterizados essencialmente pela presença de mamas, de coração com quatro cavidades, sistema nervoso desenvolvido, e por apresentarem temperatura interna constante, e respiração pulmonar..."[1], ou seja trata do conjunto dos animais com estas características, que vivem, procriam e passeiam em Iterei, que é "Hot Spot" da Mata Atlântica paulista. O e-book revive ilustrações dos antigos viageiros e apresenta alguns dos cartoons realizados pela autora, a partir de pesquisa bibliográfica e em museus desde os anos 70, destes animais "que apresentam temperatura interna constante, e respiração pulmonar. O macho é dotado de pênis, sendo interna a fecundação das fêmeas, que têm glândulas mamárias que segregam leite para alimentar os filhos", enfim estudos minuciosos dos mamíferos da fauna nacional e regional, classe de animais vertebrados, vivíparos, e que tem em Iterei seus habitats naturais. "Capítulo Iterei Mastofauna" documenta com fotos atuais esta floresta ainda remanescente e primária. Fato inédito nos dias de hoje nos limites da Metrópole São Paulo. Neste livro eletrônico, vemos a cibercultura levando a sociedade para dentro da floresta, para um estado de compartilhamento e cognição coletivos dos primatas, dos insetívoros, dos dermópteros, dos quirópteros, dos roedores, dos lagomorfos, dos carnívoros, dos perissodáctilos, dos hiracóides, dos proboscídeos, dos artiodáctilos, dos desdentados, dos folídotas, dos tubilidentados, dos sirênios, dos marsupiais , dos monotremados que compõe esta mastofauna. Além de um bonito trabalho de registro, mostra as ações criativas e inéditas no âmbito da conservação e manejo de área natural, através dos impressos de apoio de Iterei. Léa Corrêa Pinto, é moradora tradicional da área, há mais de 5 décadas. Além do conhecimento empírico é investigadora incansável deste território e dos documentos técnico-científicos gerados sobre aa Serra São Lourencinho, em especial nas Montanhas do Caçador, nesta Serra do Mar do sudeste paulista. Mamando a caducando em Iterei... este é o propósito deste livro eletrônico, que nascido sob forma digital é acima de tudo documento histórico e pioneiro que consigna e registra atores de ações cidadãs do movimento acadêmico, ecologista e ambiental - contemporâneo nacional e global, relacionando os signatários da Petição de 2008. Adita ainda 40 depoimentos manuscritos, datados de 2012, sobre a obra e sua autora,cuja transcrição está presente em 4 releases. Sendo este o Release I .
Acesso gratuito:
"O Ebook "Capítulo Iterei Mastofauna" pode -ser acessado gratuitamente neste link, http://issuu.com/iterei/docs/itereimastofauna aonde pode ser lido , realizado d via download permitindo assim sua cópia e livre distribuição com a devida citação da fonte .
Divulgação- você também pode participar!
É parte de um processo interativo que envolverá diversos blogues e a plataforma Yahoogrupos e Googlegrupos. O lançamento do "Capítulo Iterei Mastofauna"será feito por vários blogs , e você também pode participar! Seu blog aparecerá dentro do Ebook , com logotipo e link no capítulo "APOIO". Para tal encaminhe para ngiterei@uol.com.br o link da divulgação em seu blog do Ebook , e seu logo com este assunto:BLOG . O processo total de divulgação levará 30 dias. Serão 4 releases diferenciados, abrangendo cada um 10 depoimentos inéditos. O lançamento do Ebook será a partir de Novembro 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário