n11 Conferência sobre mudança climática em Doha discute urgência em combater aquecimento globalNo primeiro dia da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, COP 18, governos discutiram a urgência em combater o aquecimento global. São mais de 190 países reunidos na cidade de Doha, no Catar, até o dia 7 de dezembro.
A secretária-executiva da Convenção sobre Mudanças Climáticas, Unfccc, destacou uma série de relatórios de agências da ONU sobre o aumento do clima.
Quioto
Christiana Figueres ressaltou a urgência em evitar que a temperatura média do planeta suba mais de 2° Celsius.
Ela disse que o nível de ações até agora não é suficiente e que as portas para mudar o quadro estão fechando rápido.
Entre outros objetivos da COP 18 está garantir um segundo termo para o Protocolo de Quioto, que expira no fim do ano. O acordo internacional prevê que os países industrializados reduzam a emissão de gases que causam o efeito estufa. A segunda fase do Protocolo deve começar em 1 de janeiro de 2013.
Transportes
Na Conferência no Qatar, também será implementado o programa “PaperSmart” da ONU, buscando evitar a impressão de material e distribuir cópias digitais de documentos aos participantes do evento.
Outra medida busca reduzir a poluição causada pelo tráfego. Uma frota de ônibus vai levar participantes dos locais de hospedagem ao Centro de Convenções do Catar e a algumas atrações turísticas da cidade. Os veículos são a gás natural ou híbridos.

*********************************

FONTE : * Publicado originalmente no site Mercado Ético.