catador Projeto da USP forma 170 catadores em reciclagem de resíduos eletroeletrônicosNessa quinta (22) o Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) realiza a cerimônia de formatura dos cerca de 170 catadores que participaram do curso de reciclagem de resíduos eletroeletrônicos, na USP. Os alunos fazem parte do Projeto Eco Eletro que, desde 2010, é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.
O curso tem como objetivo melhorar a renda de catadores de 27 cidades do estado de São Paulo, capacitando-os a trabalhar com lixo eletrônico de forma mais rentável e segura para a saúde e, ao mesmo tempo, oferecer à população destas cidades uma forma de destinação adequada dos resíduos eletrônicos. A reciclagem impede a contaminação causada pelos metais pesados contidos nesse tipo de resíduo e melhora a renda dos catadores, pois o valor do material aumenta dez vezes, quando processado corretamente.
Ao todo, foram 16 cursos, entre 2011 e 2012, que formaram 170 catadores e beneficiaram cerca de 2.300 pessoas que trabalham nas 62 cooperativas que receberam o treinamento. Além do curso, o projeto envolveu fornecimento de infraestrutura e acompanhamento do trabalho nas cooperativas. Além da cerimônia de entrega do certificado, haverá também exposição de fotos sobre os catadores e entrega de prêmios para as cooperativas e para os catadores que se destacaram no projeto.
Desde 2003, a Petrobras investe em projetos voltados para a inserção social e econômica dos catadores de materiais recicláveis, através do Programa Desenvolvimento & Cidadania. Os projetos desenvolvem ações de mobilização e organização social, capacitação para a produção e para a gestão, investimento em infraestrutura, articulação em redes de comercialização, articulação de parcerias e implantação de tecnologias de agregação de valor.
Até 13 de dezembro, a Companhia está com inscrições abertas para patrocínio a projetos sociais e ambientais, pelo site www.petrobras.com.br/selecoespublicas.

**********************************

FONTE : * Publicado originalmente no site Portal Aprendiz.