Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Manchetes Socioambientais - 30/11/2012


FAN lança mapa de desmatamento das terras baixas da Bolívia
No marco da Raisg (Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada) a Fundación Amigos de la Naturaleza (FAN) publicou recentemente o Mapa de Deforestación de las Tierras Bajas y Yungas de Bolivia 2000-2005-2010. Além da região amazônica boliviana, o mapa inclui o desmatamento ocorrido nas regiões do Chaco, da Chiquitania e do Pantanal, cobrindo a totalidade das terras baixas da Bolívia - Notícias Socioambientais, 30/11.


Mudanças Climáticas

Derretimento afeta quase todos os supermantos de gelo
Os mantos de gelo da Antártida e da Groenlândia estão em derretimento acelerado e perderam 4 trilhões de toneladas nas últimas duas décadas. O valor representa 20% da água que causou um aumento de 55 mm no nível dos mares nesse período. Antártica e Groenlândia perdem 344 bilhões de toneladas de gelo glacial por ano, um ritmo três vezes maior do que o de 1990. Os números vêm de um mutirão científico que produziu um número de consenso, ao reunir dados que antes pareciam discordantes. Num estudo descrevendo o trabalho na revista Science, os autores afirmam que o fenômeno está diretamente ligado ao aquecimento global e que o problema deve se agravar nas próximas décadas, apesar de ainda não ser possível dizer o quanto - FSP, 30/11, Ciência, p.C11; O Globo, 30/11, Ciência, p.38.

Impasse ronda conferência do clima em Doha
Após quatro dias de negociações na Conferência do Clima da ONU, em Doha (Catar), os ânimos de que seria possível alcançar uma ambição maior de metas de redução das emissões começam a esmorecer, e até mesmo a existência do segundo período de compromisso do Protocolo de Kyoto, decisão que foi vista como um grande avanço da COP de 2011, está sendo ameaçada. Os dois maiores símbolos desse impasse são a Polônia e a Rússia, que, não à toa, receberam ontem o prêmio Fóssil do Dia da rede de ONGs Climate Action Network. A interpretação geral é que, se Kyoto morrer, levará junto as negociações do novo acordo climático para 2015 - OESP, 30/11, Vida, p.A25.


Política Socioambiental

Adams ignora parecer para rever petição sobre ilha
Um parecer emitido há mais de um ano alerta o advogado-geral da União (AGU), ministro Luís Inácio Adams, de que uma de suas petições pode prejudicar o governo em processo que tramita no STF. Mesmo assim, Adams mantém sua posição. Em ação ajuizada há 21 anos, o Ministério Público de São Paulo pede compensação de danos ambientais causados pelo ex-senador Gilberto Miranda ao fazer obras em sua mansão na Ilha das Cabras, no Parque Estadual de Ilhabela. A Justiça de São Paulo determinou ao ex-senador o pagamento de indenização ao poder público. Adams pediu o ingresso da União nos autos, sob o argumento de que a ilha é de propriedade federal. Se a petição fosse aceita, todo o processo na Justiça Estadual seria anulado - incluindo-se a ordem de indenização -, pois o caso seria transferido ao foro federal. Lá, seria avaliado desde a etapa inicial - OESP, 30/11, Nacional, p.A5.

'Resultado da Rio+20 podia estar em papel higiênico'
Partes do relatório final da conferência Rio+20, realizada pela ONU em junho no Rio, foram tão fracas que poderiam ter sido impressas "em papel higiênico". A avaliação foi feita ontem pelo canadense Maurice Strong, secretário-geral da Eco-92, conferência sobre ambiente, realizada há 20 anos. A Eco-92 acabou se tornando um marco dos encontros ambientais globais. "A parte oficial dos governos [na Rio+20] foi muito fraca, decepcionante", disse durante visita ao Brasil. Em entrevista, Strong disse que, no relatório final, governos chegaram até mesmo a voltar atrás em pontos que já haviam sido definidos nas reuniões preparatórias - FSP, 30/11, Ciência, p.C11.

Os inúteis caminhos para 'derrotar a seca'
"Com a cobertura que a televisão vem dando nas últimas semanas à questão da seca no Semiárido nordestino, vai-se de espanto em espanto, diante da gravidade do panorama, da insuficiência - para não dizer ausência - de providências eficazes do governo federal e das informações sobre tudo o que se poderia fazer por caminhos competentes, mas não se faz. E tudo isso na mesma hora em que se vê a teimosia do foco oficial no projeto de transposição de águas, como se ele fosse o santo milagreiro - quando não é, já está custando quase o dobro do orçamento inicial (de R$ 4,6 bilhões para R$ 8,2 bilhões), com vários trechos parados, outros já necessitando de obras reparadoras e outros ainda, de novos 'aditivos' nos orçamentos. Inacreditável.", artigo de Washington Novaes - OESP, 30/11, Espaço Aberto, p.A2.

Icebergs
"A 'flexibilização' das regras para agrotóxicos vai no mesmo rumo do fim da exigência de rotulagem para os transgênicos, que a bancada ruralista quer votar na Câmara. Juntam-se ao esvaziamento do Ibama e demais órgãos de controle, às barreiras para a criação de novas terras indígenas, à desfiguração do Código Florestal e a todas as iniciativas de abolir direitos da população sob pretexto de 'remover barreiras' aos negócios. Removem-se as barreiras aos negócios no curto prazo e, em barreiras, os negócios ao longo do tempo, por falta de compromisso com o futuro do país, inteligência e visão. Devemos aproveitar as festas de fim de ano para refletir, meditar, encontrar novos rumos. Sem interromper a luta, que está longe do fim, contra a locomotiva de retrocessos, que levam à devastação", artigo de Marina Silva - FSP, 30/11, Opinião, p.A4.

Brasil evolui na governança ambiental
"O Código Florestal é um passo adiante para o Brasil continuar conciliando a produção de alimentos com a conservação dos recursos naturais. A nova lei ambiental traz maior segurança jurídica ao produtor rural, com regras claras de como operar, e novas ferramentas de sanção àqueles que não cumprirem a lei. Os brasileiros podem considerar o ano de 2012 um marco no avanço da governança ambiental. A nova legislação criou o Cadastro Ambiental Rural, importante para ordenar o uso e a ocupação do solo, identificar o produtor perante o órgão ambiental e permitir o acompanhamento das atividades produtivas na propriedade rural", artigo de Carlo Lovatelli, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais - O Globo, 30/11, Opinião, p.19.                

********************************************

FONTE : Manchetes Socioambientais, Boletim de 30/11/2012.

Nenhum comentário: