Estudo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente afirma que o derretimento pode mudar radicalmente o ecosistema e causar danos muito caros devido à instabilidade do terreno.
n51 300x255 Pnuma alerta que descongelamento do pergelissolo pode aumentar aquecimento global
Degelo do pergelissolo. Foto: Pnuma
O degelo do pergelissolo, parte do solo que deveria estar permanentemente congelada no ártico, pode ampliar o aquecimento global se as tempearturas continuarem subindo como o esperado.
O alerta está no relatório divulgado, esta terça-feira, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma.
Carbono
O pergelissolo cobre quase 25% do território do hemisfério norte e contém 1,7 mil gigatoneladas de carbono, o dobro do que existe atualmente na atmosfera.
O relatório chama a atenção justamente para o perigo das emissões de dióxido de carbono e de metano contidas nestas terras, serem liberadas por causa do degelo. Até agora, essas emissões não tinham sido incluídas nas previsões climáticas dos cientistas.
Recomendações
O relatório da Pnuma recomenda uma análise especial do pergelissolo, a criação de uma rede de monitoramento e planos de adaptação para lidar com o impacto das emissões de carbono.
O diretor executivo da agência, Achim Steiner, afirmou que o pergelissolo é uma das chaves do futuro do planeta porque contem matérias orgânicas congeladas.
Segundo Steiner, se descongeladas e expelidas na atmosfera, essas matérias orgânicas podem aumentar o atual ritmo do aquecimento global.

************************************

FONTE : * Publicado originalmente no site Rádio ONU.