Blog com notícias de Ecologia atualizado diariamente. Publica notícias de outros blogs similares, ONGs, instituições ambientalistas, notícias jornalísticas e oficiais, fotos, críticas, poemas, crônicas, opiniões. A FONTE e o AUTOR são rigorosamente citados sempre.
terça-feira, 13 de novembro de 2012
Energia no Brasil - 13/11/2012
Operários paralisam obra em Belo Monte
Após um final de semana de quebra-quebra, operários da usina hidrelétrica de Belo Monte (PA) iniciaram uma paralisação ontem para pressionar a empresa a melhorar sua proposta de acordo coletivo. A revolta começou no sábado, após funcionários recusarem, em assembleia, as propostas do consórcio. Segundo o CCBM (Consórcio Construtor de Belo Monte), instalações de três canteiros de obras foram depredadas. Trabalhadores tomaram máquinas e fecharam a estrada que dá acesso aos canteiros. São cerca de 15 mil trabalhadores parados - FSP, 13/11, Mercado, p.B5; OESP, 13/11, Economia, p.B4; O Globo, 13/11, Economia, p.25.
Estudo vê erros ambientais em setor elétrico do Brasil
Planejamento falho, muita energia desperdiçada nas linhas de transmissão e potencial eólico e solar menosprezados impedem que o setor elétrico do Brasil seja mais sustentável, afirma um relatório lançado ontem. Feito por um coletivo de ONGs e membros da academia brasileira, o trabalho critica a política energética do país, amplamente baseada em grandes usinas hidrelétricas, e propõe alternativas. "É plenamente possível alcançar a segurança energética com uma política de eficiência e de expansão da oferta a partir das fontes alternativas, como eólica, biomassa e solar", diz Célio Bermann, do Instituto de Energia Elétrica da USP. Segundo o estudo, é simplista a ideia que a energia hidrelétrica é uma fonte de energia limpa. No complexo Belo Monte/Babaquara, no rio Xingu, seriam necessários até 41 anos para se chegar a um saldo positivo de emissões de gases-estufa - FSP, 13/11, Ciência, p.C11.
***********************************
FONTE : Manchetes Socioambientais, boletim de 13/11/2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário