Powered By Blogger

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Vanguarda Abolicionista se fará presente no 3º Congresso Vegetariano - Porto Alegre

A Vanguarda Abolicionista vai participar de forma plena do terceiro Congresso Vegetariano Brasileiro, que acontece de 16 a 19 de setembro em Porto Alegre. Na programação, extensa grade de atividades, palestras, oficinas, com nomes como George Guimarães, Carlos Naconecy, Eric Slywitch, Heron Santana, Silvana Andrade, Marly Winckler, Ricardo Timm de Souza, Renata Fortes e muitos outros.

A VAL estará representada por três nomes de seu núcleo central, que vão palestrar e ministrar oficina de ativismo, além de stands para atendimento ao público durante os dias do Congresso.

No dia 18 de setembro, sábado, das 9h às 10h na Sala Araucária, Marcio de Almeida Bueno ministra a palestra ‘Comunicação de guerrilha, jornalismo pé-na-porta e mantra-boca-suja: táticas e relato de cases‘. Segundo o jornalista, a atividade vai tratar de ações práticas de comunicação viáveis ao interessado em se engajar na causa animal, Internet, material impresso e impactos inversamente proporcionais ao custo, aproveitamento de equipamento doméstico, multiplicação da informação, canais disponíveis e busca por um maior público. Haverá relato de ações pequenas que causaram efeitos grandes no cotidiano da luta pelos direitos animais, e estratégias de confusão, ‘bombas de fumaça’ e como se mimetizar na atual sociedade caleidoscópica.

A palestra imediatamente seguinte, na mesma Sala Araucária, das 10h às 11h, será da bióloga Ellen Augusta Valer de Freitas, com ‘A defesa dos direitos animais na educação‘. Na pauta, sua experiência como educadora e os projetos envolvendo filmes, textos e outros materiais relacionados aos direitos dos animais, vegetarianismo e meio ambiente.

No dia 19 de setembro, domingo, das 9h às 10h, na Sala Figueira, acontece a oficina 13 de ativismo, intitulada ‘Vanguarda Abolicionista e o ativismo linha-de-frente‘, a ser ministrada por Marcio de Almeida Bueno. O objetivo é apresentar as ações da VAL, sua estrutura e estratégia, os diversos ramos em que atua e a prática do dia-a-dia. Protestos, movimentações ppsitivas, burocracia, materiais produzidos e apoio do grupo alemão Vida Universal / Universelles Leben.

Em seguida, das 10h às 11h, mas na Sala Paineira, a nutricionista Claudia Lulkin ministra a palestra ‘Magia Vegetal: o vegetarianismo mudando paradigmas pró saúde humana, animal e do planeta‘. Claudinha vai explicar por que a alimentação vegana é funcional, e também consensos da ciência da Nutrição, além de frutas nativas do Sul, plantas alimentícias não convencionais e outras especialidades.

A Vanguarda Abolicionista terá ainda um stand fixo na feira vegetariana – que estará aberta durante os quatro dias do evento, onde distribuirá materiais, conversará com o público sobre suas atividades e comercializará camisetas, buttons, DVDs e livros. Claudia Lulkin e Pris Machado, também colaboradora da VAL, terão stand próprio, para apresentar idéias e comercializar lanches veganos. Não precisa estar inscrito no Congresso para circular na feira.

O Congresso Vegetariano acontece no SESC Campestre, localizado na avenida Protásio Alves, 6220, e informações completas estão no hotsite http://www.svb.org.br/3cvb.
*****************************
FONTE : www.vanguardaabolicionista.com.br

Nenhum comentário: