Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CORRIDAS DE CÃES...É UM "ESPORTE" ?


As corridas de Greyhound iniciaram na América do Sul, na Argentina por volta da década de 70. No Brasil o esporte começou a se desenvolver por volta de 1996 no sul do Brasil, mais precisamente perto da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.

Para os familiarizados com a "campanha" gaúcha, suas estâncias e o dia a dia do gaúcho, sabem, que além do chimarrão e do cavalo, não podem faltar ao lado do peão, os seus cachorros. Indispensáveis para a lida do campo, o ovelheiro é "acessório" indispensável que possibilita o gaúcho trabalhar nas longas extensões de terra, juntando os rebanhos de gado e ovelha.

Além do ovelheiro, em muitas destas estâncias, a presença do galgo é fato marcante. No começo do século passado, foi introduzida na Argentina e Uruguai, a lebre Européia, que se disseminou e hoje está presente em todo o território do Rio Grande do Sul. A presença do galgo ao lado do gaúcho se dá para divertimento destes , pois quando a lebre sai, somente o galgo possui a velocidade suficiente para alcançá-la.

Esses galgos, que fazem parte da realidade do gaúcho, são descendentes de galgos espanhóis trazidos em algum ponto de nossa História. Foram iniciadas assim as carreiras no Brasil no meio da década de 90, para tirar a limpo o galgo mais rápido, já que no campo, com as viradas e "gambetas" da lebre, era difícil saber aquele que seria o mais veloz.

Hoje as corridas de Greyhounds estão disseminadas em toda a metade sul do RS, Uruguai, Argentina e até no Chile e começa a se organizar, no entanto o esporte continua sendo amador.
*************************
FONTE : AGROSOFT BRASIL (http://www.agrosoft.org.br/agropag/26382.htm)

Nenhum comentário: