Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A DANÇA DAS BALEIAS : um espetáculo de vida em SC !!!

Depois do drama da baleia que morreu após ficar uma semana encalhada em Laguna, dezenas de outras continuam a se exibir pelas praias da região. Um verdadeiro espetáculo da natureza.

O tempo com sol e mar calmo fez com que várias fêmeas acompanhadas dos filhotes e alguns machos nadassem tranquilamente entre as praias do Porto e da Ribanceira, em Imbituba. Os mamíferos ficaram em uma área mais distante da costa, mas quem fez passeios de barco conseguiu ver de perto esses animais, que impressionam pelo tamanho.

– É bonito ver as baleias assim tão de perto – disse o fotógrafo de uma revista do Rio, Rogério Pacheco.

Setembro é um dos mais movimentados da temporada de observação da baleia-franca, que se inicia em julho e vai até novembro, quando os mamíferos encerram o período de acasalamento, reprodução e amamentação dos filhos. A partir daí, elas retornam para a região da Antártida.

Na quarta-feira (15/set/2010), um sobrevoo do Projeto Baleia Franca (PBF) e Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio) registrou 102 mamíferos entre Florianópolis e Xangri-lá (RS).

Exames de necropsia devem encerrar hoje em Itapirubá

Sobre a baleia que foi sacrificada terça-feira em Itapirubá, em Laguna, o Departamento de Zoologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), de Criciúma, pretende encerrar hoje os trabalhos de necropsia, que tentam descobrir o motivo do encalhe do mamífero.

Neste final de semana, o descarne deve ser concluído para, após, a ossada ser enterrada no local.
****************************
FONTE : Diário Catarinense, edição de 17/setembro/2010.

Nenhum comentário: