Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Instituto Nacional de Meteorologia publica novo atlas climático do Brasil

A nova edição, revista e ampliada, reúne médias históricas de 29 variáveis ambientais.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acaba de lançar a nova edição da publicação As Normais Climatológicas do Brasil 1961-1990, em versão revista e bastante ampliada. As Normais são médias históricas de variáveis como precipitação, temperatura, umidade relativa do ar, pressão, direção e velocidade do vento, calculadas para períodos consecutivos e padronizados de 30 anos. Estudos realizados comparando as normais climatológicas de dois períodos distintos, como 1931-1960 e 1961-1990, permitem detectar alterações climáticas ocorridas que contribuem para a adaptação da nossa agricultura às mudanças recentes e do futuro imediato do clima do Brasil.

A nova edição reúne um conjunto de 29 variáveis ambientais, entre as quais algumas de particular interesse para a agricultura, como o número médio de dias chuvosos e a frequência de dias consecutivos sem chuva e mapas decendiais (média de 10 dias). Todos os dados apresentados foram revisados segundo padrões estabelecidos pela Organização Meteorológica Mundial - OMM. Para cada variável foram incluídos mapas mensais e anuais, que conferem à obra o caráter de um atlas.

O uso de cores é explorado para facilitar a identificação e o manuseio de oito capítulos distribuídos em 465 páginas valorizadas por projeto gráfico esmerado. Na percepção do diretor do Inmet, Antonio Divino Moura, a nova publicação "culmina um esforço técnico-científico coletivo desde os observadores e administradores aos pesquisadores mais titulados, numa demonstração de equipe."
***********************
FONTE : Inmet/EcoAgência

Nenhum comentário: