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terça-feira, 9 de maio de 2023

As Relações do Homem e as Questões do Ambiente no Currículo das Ciências Biológicas - Vagner Luciano Coelho de Lima ndrade

As Relações do Homem e as Questões do Ambiente no Currículo das Ciências Biológicas: a disciplina de Ecologia na educação básica como uma contribuição ambiental ao processo educativo interdisciplinar. Vagner Luciano Coelho de Lima Andrade (1) No período em que se vive, a coletividade exige respostas interdisciplinares aos problemas e questões contemporâneos que a devastam, cada vez, com maior amplitude. Ao mesmo momento, a escola, como elemento integrante da metodologia educativa interdisciplinar, é convidada a dar seu apoio no sentido de dar retornos a estes problemas ambientais. Por outro lado, percebe-se uma precisão de investigações sobre esta temática interdisciplinar na área da currículo escolar, sobretudo, estudos que procurem uma ponderação, isto é, um aprofundamento teórico sobre a questão ecológica e suas presumíveis raízes interdisciplinares. Esta pesquisa fundamenta-se em uma averiguação sobre à relação interdisciplinar ser humano/ambiente e as seus embasamentos epistemológicos. Com este estudo procura-se cooperar com subsídios teóricos para a concretização da educação ambiental via procedimento educativo interdisciplinar. Quanto a educação, a proposta implementada é a de incorporação do tema Meio Ambiente ao currículo escolar. Por meio do estudo e apreciação de obras de autores clássicos e contemporâneos buscou-se perceber os alicerces epistemológicos que colaboraram para a constituição interdisciplinar de uma determinada relação homem/meio ambiente na sociedade contemporânea. E para transpor isso para a sala de aula urge a necessidade do desmembramento da disciplina de Ciências/Biologia em duas disciplinas: Ciências/Ecologia e Ciências/Saúde para oferta regular o ensino fundamental (1º ao 9º ano) e ensino médio (1º ao 3º ano), assim como na EJAI – Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Percebe-se que a coletividade moderna concretizou um espectro de meio ambiente como elemento a ser explorado a serviço do ser humano e de sua ciência, que se pautou majoritariamente por uma compreensão instrumental da relação predatória do homem com o ambiente. Tal visão cristalizou uma percepção exageradamente antropocêntrica e utilitarista, onde homem e natureza advieram a ser vistos como criações contrárias. A natureza advém a ser vista como aspecto externo e alheio ao mundo da cultura, da história, ou seja, um mero elemento a ser apropriado pelo privilegiado ser representante do mundo das coisas: o homem. A partir da análise da estrutura curricular do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Franca, ofertada na modalidade EAD é possível agrupar as disciplinas em quatro grupos: disciplinas comuns: disciplinas da Ecologia, disciplinas da Educação e disciplinas da Saúde. As disciplinas comuns são 30, Atividades de Campo, Biofísica, Biologia Celular, Biologia Molecular e Biotecnologia, Educação Ambiental, Elaboração do Trabalho de Curso I, Elaboração do Trabalho de Curso II, Embriologia, Empreendedorismo, Estágio Curricular Bacharelado Profissionalizante I, Estágio Curricular Bacharelado Profissionalizante II, Filogenia e Evolução, Física Geral, Fundamentos de Bioquímica, Fundamentos de Genética, Fundamentos de Histologia, Imunologia, Metodologia de Pesquisa, Microbiologia Geral e Ambiental, Optativa I, Optativa II, Optativa III, Optativa IV, Optativa V, Parasitologia, Probabilidade e Estatística, Química, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Trabalho de Curso I e Trabalho de Curso II. As disciplinas da Ecologia totalizam 29: Anatomia e Morfologia Vegetal, Avaliação de Impacto Ambiental, Bioética e Mundo Natural, Biogeografia, Biologia da Conservação, Biomonitoramento e Ecotoxicologia, Botânica Econômica, Cartografia Ambiental, Ciência do Ambiente e Bioclimatologia, Comportamento Animal, Direito Ambiental, Diversidade Biológica, Evolução e Conservação das Espécies, Ecologia Aquática, Ecologia da Paisagem, Ecologia de Ecossistemas, Ecologia de Populações e Comunidades, Ecologia Geral e Urbana, Fisiologia Animal Comparada, Fisiologia Vegetal, Fundamentos de Aquicultura, Geologia, Gestão Ambiental e Responsabilidade Social, Morfologia Vegetal, Paleontologia, Restauração de Áreas Degradadas, Sistemática Vegetal, Zoologia dos Invertebrados e Zoologia dos Vertebrados. As disciplinas da Saúde contam especificamente com três disciplinas: Anatomia Humana, Fisiologia e Humana Comparada e Genética Humana e as disciplinas da educação somam 21: Didática, Diversidade Étnico-Cultural, Estágio Curricular Supervisionado em Biologia no Ensino Médio I, Estágio Curricular Supervisionado em Biologia no Ensino Médio II, Estágio Curricular Supervisionado em Ciências nos Anos Finais I, Estágio Curricular Supervisionado em Ciências nos Anos Finais II, Legislação da Educação Básica e Políticas Educacionais, Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, Metodologia e Instrumentação do Ensino de Biologia, Metodologia e Instrumentação do Ensino de Ciências, Orientação de Estágio Licenciatura Supervisionado I, Orientação de Estágio Licenciatura Supervisionado II, Prática de Ensino de Biologia no Ensino Médio I, Prática de Ensino de Biologia no Ensino Médio II, Prática de Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental I, Prática de Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental II, Projeto de Iniciação à Docência em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental I, Projeto de Iniciação à Docência em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental II, Projeto de Iniciação à Docência em Ciências nos Anos Finais do Ensino Médio I, Projeto de Iniciação à Docência em Ciências nos Anos Finais do Ensino Médio II e Psicologia da Educação Finaliza-se, entre outras demandas que a ausência de entendimento desta matriz epistemológica, tem relevante papel na constituição de opções interdisciplinares de interferência na demanda ambiental, via metodologia educacional nas escolas de educação básica. A carência deste acordo leva repetidamente a representação nas propostas de educação ambiental de preconceitos e valores usurpadores que não só não transformam a conduta do homem em relação ao seu meio ambiente, como levam a solidificação de técnicas educativas em relação a temática ambiental, extremamente nocivas. Compete ao método educacional como círculo transformador dos sujeitos e construtor de cidadania, apresentar soluções interdisciplinares. Uma cidadania que não pode deixar de ponderar a temática ambiental em sua construção, conforme pressuposto no artigo 225 da Constituição Federal. Por fim, entende-se que a sociedade deve discutir a atual integralização interdisciplinar curricular dos cursos de Bacharelado/licenciatura (cursos com currículo conjugado) em instituições privadas e públicas com o desmembramento e opção aos discentes em Ciências Biológicas ênfase em Ecologia ou Ciências Biológicas ênfase em Saúde, e as escolas devem se reformular para convocar os dois tipos de professores, adequando-os ao novo currículo no qual ecologia seja oficialmente ofertada como disciplina. 1 Educador e Mobilizador da Rede Ação Ambiental. Bacharel-licenciado em Geografia e Análise Ambiental (UNI-BH), Licenciado em História (UNICESUMAR) e especialista na área de Educação, Patrimônio e Paisagem Cultural (Filosofia da Arte e Educação, Metodologia de Ensino de História, Museografia e Patrimônio Cultural, Políticas Públicas Municipais). Licenciado em Ciências Biológicas (FIAR), Tecnólogo em Gestão Ambiental (UNICESUMAR) e especialista na área de Educação, Patrimônio e Paisagem Natural (Administração escolar, Orientação e Supervisão, Ecologia e Monitoramento Ambiental, Gestão e Educação Ambiental, Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas). CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3803389467894439 [ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ] in EcoDebate, ISSN 2446-9394

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