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quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Promessas corporativas de redução não se traduzem em menos uso de plástico

A poluição plástica está sobrecarregando os aterros sanitários, espalhando lixo nas costas da Terra e afetando a saúde dos animais, incluindo humanos, além de contribuir para a degradação ambiental e as mudanças climáticas. À medida que as expectativas públicas para a responsabilidade corporativa crescem e um número crescente de empresas se compromete a reduzir o uso de plástico, os pesquisadores que publicaram na revista One Earth detalham como o foco das maiores e mais poderosas empresas do mundo na reciclagem, em vez da redução do plástico virgem, faz seus compromissos menos significativo. O estudo se concentrou nas 300 maiores empresas da Fortune 500 e descobriu que 72% se comprometeram a reduzir a poluição por plásticos. “A maioria dos compromissos enfatiza a reciclagem de plástico e geralmente visa plásticos em geral”, escrevem os autores, liderados por Zoie Taylor Diana, pesquisadora ambiental do Duke University Marine Laboratory. “São soluções importantes, mas parciais, se quisermos abordar de forma abrangente o problema da poluição plástica.” “Entre 1950 e 2017, a produção de plástico aumentou 174 vezes e deve dobrar novamente até 2040”, escrevem os autores. “A partir de 2015, cerca de 79% dos resíduos plásticos globais foram para aterros ou acabaram no ambiente natural, 12% foram incinerados e 9% foram reciclados. Os plásticos no meio ambiente têm repercussões negativas em todos os níveis da organização biológica”. O documento destaca o foco esmagador das empresas em mudar seus padrões de consumo e produção, muitas vezes incluindo mais conteúdo reciclado em seus produtos e “leveza” – a prática de reduzir marginalmente o volume de plástico usado para embalar um determinado produto. “Em nossa revisão de literatura, descobrimos que várias empresas, como a Coca-Cola Company e o Walmart, estão produzindo produtos de plástico menores e mais leves (por exemplo, garrafas e sacolas)”, escrevem os autores. “Essa ‘leveza’ do plástico é considerada uma resposta insuficiente porque as empresas podem reinvestir essa economia em mercados que envolvam novos produtos plásticos e/ou aumentem a massa total de plástico produzido.” Como o número de produtos plásticos aumenta a cada ano, o uso dessa prática não resulta em redução líquida de plástico. No futuro, os autores dizem que a comunidade científica deve continuar monitorando as práticas plásticas das grandes empresas e os efeitos que os plásticos estão causando no planeta. “Cientistas (incluindo cientistas naturais, da vida e sociais) têm um papel importante no monitoramento e definição de questões ambientais, o que pode ajudar a responsabilizar as empresas .” promessas corporativas de redução não se traduzem em menos uso de plástico Referência: One Earth, Diana et al. “Voluntary commitments made by the world’s largest companies focus on general plastic and recycling over other actions to address the plastics crisis” https://doi.org/10.1016/j.oneear.2022.10.008 in EcoDebate, ISSN 2446-9394

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