Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

 A epidemia do garimpo ilegal se espalha pela Amazônia !


James,
Sem respeitar fronteiras, o garimpo ilegal está presente em toda a Amazônia. Como uma epidemia, destrói a floresta, contamina rios e ameaça a sobrevivência de centenas de comunidades indígenas. Pela primeira vez temos uma visão panamazônica deste problema. A Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (Raisg), da qual o ISA faz parte, lança mundialmente nesta segunda-feira 10/12 um mapa inédito que indica a existência de pelo menos 2.312 pontos de garimpo ilegal na maior floresta tropical do planeta. Confira o mapa aqui.
O mapa sobre garimpo ilegal reúne dados e informações de seis países amazônicos: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, oferecendo ao mundo uma visão mais completa e abrangente sobre o impacto do garimpo sobre a floresta do que qualquer outro estudo anteriormente publicado.


Foto: Rogério Assis/ISA

A incidência de garimpo ilegal na Amazônia, especialmente em territórios indígenas e áreas naturais protegidas, tem crescido exponencialmente nos últimos anos com o aumento do preço do ouro. Ao mesmo tempo, essa é uma das pressões sobre a floresta menos pesquisadas porque o levantamento de dados e mapeamento das áreas é bastante arriscado. Daí a importância do mapa da Raisg. Para traduzir e ilustrar as principais informações presentes no mapa, a rede construiu, em parceria com a agência Infoamazônia, um "storymap" sobre a presença e impactos do garimpo da Amazônia.
O enfrentamento desse problema envolve uma ação de cooperação entre os vários países amazônicos. Para o Brasil, a solução passa pela fiscalização e retirada dos garimpeiros de Terras Indígenas e Unidades de Conservação e inclui o desenvolvimento de alternativas econômicas para os povos indígenas e demais populações da região. Esperamos que o mapa agora lançado ajude a fortalecer as políticas públicas e ações governamentais para a proteção da Amazônia, no Brasil e nos países vizinhos.

A Amazônia está ameaçada! Precisamos nos unir por sua proteção!
Junte-se ao ISA! Seu apoio fortalece a nossa luta pela proteção e fiscalização da floresta e dos direitos e territórios dos povos indígenas e das comunidades tradicionais!


Beto Ricardo
Instituto Socioambiental - ISA

Mais informações sobre o ISA.
Dúvidas ou comentários, ligue (11) 3515 8975 e fale com Mariana Hessel ou escreva para
relacionamento@socioambiental.org


Nenhum comentário: