Powered By Blogger

sábado, 30 de abril de 2011

Rústico e moderno, combinação sustentável

A decoração da casa também pode ser uma opção sustentável, na qual é possível preservar árvores, reduzir o gasto de energia e ainda gastar bem menos com móveis e utensílios. Segundo o arquiteto Glaucio Gonçalves, do Espaço Brasileiro de Arquitetura, na capital paulista, dar uma nova roupagem aos móveis velhos ou aproveitar materiais como a madeira dos postes ou dos trilhos de trem é uma forma de colaborar com a preservação do meio ambiente, "um caminho que não tem mais volta".

O arquiteto enumera uma série de itens que podem compor os ambientes e espaços da residência dentro da proposta de sustentabilidade. "Em relação ao mobiliário, está acontecendo bastante o reaproveitamento de peças desgastadas, como sofás, que recebem um tecido novo ou fibras naturais, que também podem ser aplicadas a mesas e cadeiras", cita. Conforme ele, também a madeira de demolição, os dormentes dos trilhos de trem e as cruzetas (hastes onde passam a fiação dos postes de luz) são bastante utilizadas nos móveis.

Estas madeiras, como outros materiais, podem ter diversas aplicações, como decks, painéis e pergolados (suportes mais leves que caramanchões e que podem ocupar espaços menores). De acordo com Gonçalves, existem diversas empresas que vendem as madeiras recicladas por um custo baixo, pois são materiais descartáveis. "E são produtos extremamente resistentes, que não necessitam de manutenção e duram muito tempo", enfatiza o profissional.

Ele destaca porcelanato que imita a madeira na substituição do recurso natural. "Podemos abusar da sua aplicação, até em ambientes onde seria inviável a utilização do material, como o box no banheiro, onde já utilizei. E as vantagens do produto são ótimas, pois não tem desgaste e nem manutenção", ressalta. Gonçalves também aponta o uso do LED na iluminação como item de menor consumo de energia (economia de 30%), que não esquenta e tem uma alta durabilidade. "Usamos os LEDs em tons de amarelo, o que dá o mesmo efeito que uma croica, destacando a peça ou o ambiente", completa.

Gonçalves conta que, às vezes, até encontra um pouco de resistência em relação à utilização destes produtos, mas, ao final do projeto, o dono da casa acaba gostando do resultado e aprova a escolha. Para o arquiteto, é possível unir o rústico ao contemporâneo, o que considera uma ótima combinação. "Um exemplo disso, é uma proposta que fiz em um banheiro usando uma bancada com cruzeta e uma pia de vidro. Um contraste interessante", relata.
*************************
FONTE : CORREIO DO POVO - edição de 29/abril/2011.

Nenhum comentário: