Blog com notícias de Ecologia atualizado diariamente. Publica notícias de outros blogs similares, ONGs, instituições ambientalistas, notícias jornalísticas e oficiais, fotos, críticas, poemas, crônicas, opiniões. A FONTE e o AUTOR são rigorosamente citados sempre.
terça-feira, 7 de julho de 2020
Sustentabilidade e Economia | Como ações sustentáveis podem melhorar os negócios
Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/natureza-terra-sustentabilidade-3289812/
Quando se fala em uma eficiente gestão de negócios, é comum lembrarmos da importância da presença digital e de um bom serviço de hospedagem de sites.
Em um mundo cada vez mais conectado, esses recursos são mais essenciais para promover a digitalização de negócios. A hospedagem de sites é fundamental para qualquer negócio na internet.
No entanto, hoje em dia um empreendimento não pode deixar de lado uma pauta relevante: a sustentabilidade.
Empresas que investem em iniciativas sustentáveis possuem condições de melhorar a imagem da marca perante o público. Além disso, tais organizações contribuem também para o bem do meio ambiente.
Na atual era digital, com o fluxo maior de informação, o público está mais atento e mais exigente quando o assunto são práticas sustentáveis.
Nesse texto você vai encontrar tópicos que abordam o tema da sustentabilidade aliada à tecnologia e ao marketing. Confira mais sobre o que você vai saber.
O que é a Sustentabilidade?
Marketing Verde – Como a sustentabilidade pode auxiliar a gestão de uma empresa
Dicas para tornar o seu negócio mais sustentável
Os clientes valorizam marcas sustentáveis
Desafios da Sustentabilidade nas empresas
O que é a Sustentabilidade?
A Sustentabilidade é um conjunto de práticas e ações que possuem o objetivo de suprir as necessidades atuais do homem sem comprometer o bem estar das gerações futuras. Tais práticas podem ser adotadas pelo cidadão comum no seu dia a dia, bem como por empresas de grande e pequeno porte.
A noção de sustentabilidade e a sua importância para os tempos modernos veio à tona na década de 80 e desde então vem ganhando cada vez mais força.
A Sustentabilidade consiste na utilização inteligente dos recursos naturais. Sendo assim, empresas podem e devem adotar ações capazes de viabilizar esse uso adequado dos nossos recursos.
A utilização de material reciclável em escritórios, assim como medidas que visam fazer as indústrias reduzir a poluição, são alguns exemplos de ações voltadas para a Sustentabilidade.
conexões
Imagem: https://pixabay.com/pt/illustrations/hex%C3%A1gono-grupo-saber-concentra%C3%A7%C3%A3o-3392236/
Marketing Verde – Como a Sustentabilidade pode auxiliar a gestão de uma empresa
Em se tratando de sustentabilidade no segmento do empreendedorismo, muito se fala no Marketing Verde, que também pode ser chamado de ecomarketing ou marketing ambiental.
Esse tipo de marketing propõe ideias pautadas pela prática responsável de ações sustentáveis. Podemos aferir com isso que o Marketing Verde além de fazer bem para a marca da empresa, também faz bem para a saúde do planeta.
No entanto, vale salientar que no atual contexto os consumidores estão mais conscientes e de olhos abertos. Por isso, de nada adianta uma empresa transmitir uma imagem de amiga da natureza sem adotar de fato as práticas sustentáveis.
A partir do momento que o público encontra incoerências na postura da organização quando o assunto é cuidado com o meio ambiente, a imagem da marca é severamente prejudicada.
Dicas para tornar o seu negócio mais sustentável
Para adotar o Marketing Verde no dia a dia do seu negócio é necessário efetuar um planejamento, mudar determinados pontos da cultura da empresa e também métodos que sejam de acordo com o segmento de atuação da empresa.
Um pequeno empreendimento como uma loja, por exemplo, deverá adotar ações diferentes de uma grande indústria. São realidades distintas, mas que ainda assim são capazes de promover uma gestão preocupada com o meio ambiente.
Existem dicas para as empresas utilizarem práticas ecológicas de forma eficiente e planejada. Vamos ver quais são?
O uso de energias renováveis
Essa é uma possibilidade viável para o segmento das indústrias. Dependendo da estrutura e do campo de atuação, é interessante optar por fontes de energia pouco poluentes, como a eólica e a solar.
Entre as vantagens desse tipo de energia está a redução de recursos que prejudicam o meio ambiente.
Utilizar a reciclagem
Está aí uma prática que qualquer empreendimento tem condições de adotar, pois a reciclagem de materiais pode ser adotada no dia a dia da empresa. Um exemplo disso é a adoção de lixeiras com o intuito de separar os conteúdos descartados conforme com o material e a composição de cada um deles é um típico exemplo disso.
No entanto, a iniciativa pode ser ampliada por meio da utilização desses materiais para outros objetivos. Um exemplo disso são as embalagens de plástico, que podem ser utilizadas para a confecção de pequenos utilitários como um porta-lápis.
Além da reciclagem, outra medida importante para uma empresa adotar em suas práticas de sustentabilidade é a redução do consumo de energia. Um modo simples de fazer isso é usar a iluminação de LED que é mais econômica
Escolher os fornecedores adequados
As práticas de sustentabilidade no marketing verde não ficam restritas ao ambiente interno das empresas. É aí que entra a questão da escolha dos fornecedores.
Não basta a empresa se esforçar para adotar práticas sustentáveis se os fornecedores com quem ela trabalha não estão na mesma sintonia.
Diminuir a utilização do plástico
Que o plástico é um material útil para o nosso cotidiano não há dúvidas. Por outro lado, ele também pode ser um vilão quando o assunto é equilíbrio ambiental.
O plástico demora anos para se decompor e acaba se tornando um agente da poluição tanto em oceanos quanto em grandes centros urbanos. Nesse contexto, é válido que algumas empresas adotem medidas que tenham o objetivo de reduzir esse consumo de plástico.
No caso de restaurantes, por exemplo, é possível adotar medidas sustentáveis para reduzir o uso de materiais plásticos na sua rotina. A saída para isso é abandonar a utilização de canudos e adotar copos e embalagens compostos por materiais recicláveis.
Tal postura é bem vista pelos clientes e isso ajuda na consolidação de um público consumidor fiel à marca.
Adotar a cultura da economia colaborativa
Hoje em dia, o termo “economia colaborativa” é bastante mencionado no mercado. Mas afinal, no que ela consiste?
A economia colaborativa consiste em modelos de negócio que visa o compartilhamento de bens e espaços. Se você já utilizou os serviços de transportes como Uber ou de hospedagem como o Airbnb, então você já fez uso de recursos da economia colaborativa.
Um exemplo de economia colaborativa levando em conta a sustentabilidade pode ser adotado por uma pequena Startup. Nesse caso, a equipe da empresa pode trabalhar no regime de Home Office, reduzindo com isso gastos com transporte urbano.
Os espaços de coworking, nesse contexto, caem como uma luva, pois são iniciativas baseadas no conceito de economia colaborativa e servem como alternativa para empresas terem um local de trabalho.
Trabalhe com produtos orgânicos
Dependendo do tipo de negócio e ramo de atuação, é possível trabalhar com a venda ou produção de produtos orgânicos. Hoje em dia já existem consumidores, adeptos de iniciativas saudáveis e ecológicas, que priorizam esse tipo de produto.
Vários empreendimentos, nesse caso, já utilizam essa estratégia e disponibilizam apenas produtos orgânicos, ou seja, produtos que não utilizam agrotóxicos ou outros insumos artificiais em sua produção.
sistema
Imagem: https://pixabay.com/pt/illustrations/hex%C3%A1gono-grupo-cadeia-de-bloco-3420935/
Os clientes valorizam marcas sustentáveis
Na busca para atender bem e consolidar a marca entre os clientes, o marketing verde se torna um importante aliado. A ecologia hoje em dia é uma preocupação com o futuro do planeta.
Por essa razão, em tempos de problemas como aquecimento global e o surgimento de doenças ocasionados por intervenção humana em ambientes naturais, a sustentabilidade não é mais do que uma opção, mas sim é uma necessidade.
Nesse caso, os consumidores, cada vez mais conscientes, passam a exigir mais atitude das suas marcas preferidas. Qual é a procedência do material utilizado no sapato? Quantas árvores foram derrubadas para a fabricação desse móvel? Vocês fizeram testes em animais?
Tais perguntas são frequentes por vários consumidores quando a pauta é a compra de um produto ou serviço. Além disso, as redes sociais estão aí e elas se tornam o palco para os clientes mais exigentes cobrarem atitudes sustentáveis das empresas.
Por tudo isso, é importante que, na hora de estabelecer a visão e a missão de um negócio, os seus gestores não deixem de lado a sustentabilidade. Sendo assim, veja a seguir alguns dos benefícios que esse tipo de postura traz para o negócio.
Fidelidade à marca
Os clientes se sentem confiantes ao consumirem produtos feitos de maneira segura e respeitando o meio ambiente. Eles levam a sério empresas empenhadas em deixar um legado benéfico para o futuro do planeta.
Contudo, é interessante também destacar que até mesmo os funcionários podem se sentir estimulados a atuar em um ambiente consciente e responsável.
Destaque entre os concorrentes
As práticas sustentáveis podem trazer mais visibilidade para a empresa, se destacando inclusive entre os concorrentes.
Essa visibilidade é fundamental para promover a presença da marca no dia a dia dos consumidores.
Possibilidade para atrair investidores e novos talentos
A preocupação com pautas sustentáveis coloca a empresa no radar de investidores e possíveis parceiros de negócios.
Ela também possibilita atrair profissionais que estão entrando no mercado de trabalho e consideram importante estar alinhado com temas ecologicamente corretos.
Diminuição dos custos e dos desperdícios
A diminuição dos custos é mais uma das vantagens de aderir a pautas sustentáveis. Isso ocorre porque tais medidas economizam vários recursos e, em muitos casos, propiciam um aumento da produtividade dos funcionários.
Exemplos disso são desligar luzes desnecessárias, reutilizar a água e a instalação de equipamentos responsáveis por aquecimento e resfriamento geotérmico.
Com isso a empresa tem a possibilidade de reduzir a conta de luz, água e outros recursos, obtendo uma boa redução de custos.
A tecnologia da Cloud Computing, também conhecida como Computação em Nuvem, é um recurso bastante válido para auxiliar as empresas que querem adotar medidas ecologicamente corretas nos seus processos de trabalho.
O motivo para isso é que a Cloud Computing oferece ferramentas que permitem o armazenamento e o compartilhamento de arquivos sem necessitar gastar com pendrives, CDs e outras mídias.
A dica, nesse caso, é adotar ferramentas para a rotina de trabalho como o Google Drive, o Dropbox e o Asana. Essas ferramentas são apenas alguns exemplos práticos dos recursos que a Computação em Nuvem proporciona para uma empreendimento.
Inclusive, graças a elas é possível adotar o trabalho remoto, ou como você preferir chamá-lo, Home Office.
Aumento de vendas e mais lucros
Os clientes se tornam mais confiantes para comprarem os produtos de uma empresa que comprovadamente possui preocupações ambientais. Isso permite um aumento das vendas e também a captação de leads.
coletivo
Imagem: https://pixabay.com/pt/illustrations/pessoal-coletivo-grupo-saber-3285992/
Desafio da sustentabilidade nas empresas
Apesar das evidentes vantagens, nem sempre é fácil adotar de forma imediata as práticas sustentáveis no dia a dia da empresa. Vamos ver alguns desses principais entraves?
Obter apoio dos colaboradores
Em alguns casos, dependendo do tipo de empresa, é necessário adotar novas tecnologias e alguns colaboradores podem oferecer resistência. Isso é normal, pois nem sempre é fácil alterar drasticamente a rotina.
Nesse caso, é válido adotar treinamentos, palestras e reuniões. Isso, aos poucos, auxilia a adoção de uma nova cultura empresarial.
Mudanças na visão dos gestores
Muitas vezes há grande resistência por partes de outros gestores em acreditar em ideias sustentáveis. Isso é um ponto negativo, pois estes profissionais são os principais incentivadores das equipes.
Dificuldade em adotar processos seguros
Dependendo das ações pretendidas é muito difícil adotar ou viabilizar processos em algumas empresas. Isso devido à estrutura, legislações ou até mesmo por questões logísticas.
Falta de tecnologias adequadas
Algumas empresas precisam de certas tecnologias para viabilizarem as ações sustentáveis. E por conta disso, a ausência dessas tecnologias pode ser decisiva para implementar um sistema sustentável na empresa.
A Sustentabilidade diz respeito ao futuro não apenas das empresas, mas da sociedade
Portanto, diante de tantas vantagens e da necessidade, o pensamento e as atitudes sustentáveis no ambiente de trabalho são fundamentais no empreendedorismo.
Por fim, os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto à postura sustentável adotada pelas empresas. E isso se reflete nos negócios e também nas novas práticas de consumo das futuras gerações.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 07/07/2020
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário