Blog com notícias de Ecologia atualizado diariamente. Publica notícias de outros blogs similares, ONGs, instituições ambientalistas, notícias jornalísticas e oficiais, fotos, críticas, poemas, crônicas, opiniões. A FONTE e o AUTOR são rigorosamente citados sempre.
quinta-feira, 2 de julho de 2020
Quilombolas e caiçaras alimentam a periferia de São Paulo
James,
O fortalecimento das parcerias tem amenizado a angústia de vivermos uma pandemia. Devido a articulações e parcerias organizamos, em dois meses, a distribuição de 14 toneladas de alimentos! A Cooperativa dos Agricultores Quilombolas do Vale do Ribeira (Cooperquivale), com sede em Eldorado (SP), e a comunidade caiçara da Enseada da Baleia, na Ilha do Cardoso, destinaram sua produção de comida de verdade para famílias da região do Capão Redondo, na zona sul, e da Vila Brasilândia, na zona norte da capital paulista.
Organização dos produtos quilombolas na sede da Coorpequivale em Eldorado (SP) para distribuição na Brasilândia
Flávia Nascimento / ISA
São 14 toneladas de produtos cultivados com cuidado e qualidade, que levaram saúde, segurança alimentar e solidariedade à mesa de famílias que estão enfrentando dificuldades em razão da pandemia. O trabalho nas roças quilombolas dá vida, gera renda para as comunidades e dá esperança ao próximo numa relação de afetividade em um ato humanitário. Os carregamentos possuíam até 26 variedades de produtos como peixe seco, cará, inhame, laranja, banana, limão, mamão, rapadura, taiada, entre outros.
A articulação envolveu o Instituto Socioambiental (ISA), o Instituto Linha D’Água, e a ONG Bloco do Beco. O Instituto Brasil a Gosto fez parte da ação ao criar uma campanha de arrecadação de recursos com o apoio do Magazine Luiza, e a ação também teve apoio de organizações internacionais como a União Europeia e a fundação Good Energies. Leia mais aqui.
Os produtos da roça fazem parte do Sistema Agrícola Tradicional Quilombola, registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial do Brasil.
A roça quilombola e a pesca artesanal caiçara aproximaram mundos que pareciam distantes antes da pandemia da Covid-19. Moradores das periferias de São Paulo, duramente atingidas pelo vírus, encontraram um traço de união e apoio, de comunidade para quilombo, de comunidade para comunidade, no alimento produzido com resistência e afeto.
Junte-se ao ISA!
Nos ajude a manter a produção de alimentos que são distribuídos a quem mais precisa.
Quero me juntar ao ISA!
Raquel Pasinato
Instituto Socioambiental - ISA
Mais informações sobre o ISA.
Dúvidas ou comentários, ligue ou envie um whatsapp para (11) 93500 1149 e fale com Mariana Barros ou escreva para relacionamento@socioambiental.org
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário