Powered By Blogger

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Os últimos quatro anos foram os mais quentes já registrados – e o CO2 continua a subir

Dados mostram que 2018 foi o quarto de uma série de anos excepcionalmente quentes e as concentrações atmosféricas de CO2 continuaram a subir.


temperatura 2018
Temperatura do ar a uma altura de dois metros para 2018, mostrada em relação à sua média de 1981 a 2010. Fonte: Copernicus Climate Change Service, ECMWF

Por Silke Zollinger*
Dados divulgados pelo Copernicus Climate Change Service (C3S) mostram que 2018 foi o quarto de uma série de anos excepcionalmente quentes e junto com o Copernicus Atmosphere Monitoring Service (CAMS), o C3S relata que as concentrações atmosféricas de CO2 continuaram a subir.
O C3S e o CAMS são serviços do programa de observação da Terra da União Europeia, Copernicus, e são implementados pelo ECMWF. Seus dados fornecem a primeira imagem completa e global das temperaturas de 2018 e níveis de CO 2 . Os resultados estão de acordo com projeções anteriores da WMO e do Global Carbon Project (GCP) para 2018. O conjunto de dados de temperatura do Copernicus Climate Change Service mostra que a temperatura média global do ar na superfície foi 14,7 ° C, 0,2 ° C menor que em 2016. , o ano mais quente registrado. Os dados revelam que:
Os últimos quatro anos foram os quatro mais quentes já registrados, sendo 2018 o quarto mais quente, não muito abaixo da temperatura do terceiro ano mais quente de 2015.
* 2018 foi mais de 0,4 ° C mais quente que a média de 1981-2010.
* A temperatura média dos últimos 5 anos foi 1,1 ° C acima da média pré-industrial (definida pelo IPCC).
* A Europa viu temperaturas anuais inferiores a 0,1 ° C abaixo dos dois anos mais quentes registrados, 2014 e 2015.
Além disso, de acordo com medições por satélite das concentrações globais de CO 2 na atmosfera : O CO2 continuou a subir em 2018 e aumentou em 2,5 +/- 0,8 ppm / ano.
“O Copernicus Climate Change Service fornece dados de qualidade assegurados de indicadores climáticos como temperatura da superfície, cobertura de gelo marinho e variáveis hidrológicas como a precipitação”, diz Jean-Noël Thépaut, Chefe do Serviço Copernicus Climate Change (C3S). “Em 2018, voltamos a ver um ano muito quente, o quarto mais quente já registrado. Eventos climáticos dramáticos como o verão quente e seco em grandes partes da Europa ou o aumento da temperatura nas regiões árticas são sinais alarmantes para todos nós. Somente combinando nossos esforços, podemos fazer a diferença e preservar nosso planeta para as gerações futuras ”.
C3S fornece uma imagem antecipada das temperaturas globais de 2018
Os dados de temperatura do C3S para 2018 são o primeiro conjunto completo a ser publicado, incluindo anomalias anuais e campos com média global. O C3S pode fornecer a imagem global tão rapidamente porque é um programa operacional, processando diariamente milhões de observações terrestres, marítimas, aéreas e de satélite. Um modelo matemático é usado para reunir todas essas observações, de forma semelhante ao que é feito na previsão do tempo. O benefício para os usuários dos dados é que eles têm uma estimativa precisa das temperaturas a qualquer hora ou lugar que escolherem – mesmo em áreas pouco observadas, como as regiões polares.
Os dados do Copernicus C3S mostram que as temperaturas superficiais de 2018 foram mais de 0,4 ° C mais altas do que a média de longo prazo registrada no período de 1981-2010. O aquecimento mais pronunciado em comparação com a média de longo prazo ocorreu no Ártico, em particular no norte e no estreito de Bering entre EUA e Rússia e em torno do arquipélago de Svalbard. A maioria das áreas terrestres era mais quente que a média, especialmente na Europa, no Oriente Médio e no oeste dos EUA. Em contraste, o nordeste da América do Norte e algumas áreas centrais da Rússia e da Ásia Central experimentaram temperaturas anuais abaixo da média.
Além de um relativamente frio fevereiro e março, a Europa viu temperaturas acima da média durante todos os meses do ano. Começando no final da primavera e continuando até o outono, e em alguns lugares até mesmo no inverno, o norte e o centro da Europa vivenciaram condições climáticas que eram persistentemente mais quentes e mais secas do que a média.
Uma visão confiável de conjuntos de dados combinados
O método usado para o conjunto de dados de temperatura do C3S complementa o de outros conjuntos de dados que usam medições baseadas no solo durante um período de longo prazo. Os conjuntos de dados diferem principalmente em como eles representam as regiões polares e as temperaturas nos oceanos. A combinação de conjuntos de dados fornece a imagem mais completa possível. Esta análise mostra que a temperatura do ar na superfície global aumentou em média 0,1 ° C a cada cinco a seis anos desde meados da década de 1970 e que os últimos cinco anos foram aproximadamente 1,1 ° C acima das temperaturas da era pré-industrial.
A OMM combinará os diferentes tipos de conjuntos de dados de temperatura para a sua declaração sobre o estado do clima em 2018. Esta declaração será divulgada em março de 2019 e espera-se que confirme as conclusões do C3S.
As concentrações de CO2 continuam a aumentar
A análise de dados de satélite indica que as concentrações de dióxido de carbono continuaram a subir nos últimos anos, inclusive em 2018. O conjunto de dados é uma combinação de dois conjuntos de dados que foram gerados para C3S e CAMS.
Embora os relatórios da OMM e do Global Carbon Project (GCP) sejam baseados em observações de superfície, esse conjunto de dados de CO2 fornecido pela Copernicus é baseado em observações de satélite. A quantidade monitorada é a concentração média de CO2 para toda a coluna de ar acima de um determinado local, chamada XCO 2 . Como camadas atmosféricas mais altas, como a estratosfera, normalmente contêm menos CO 2 , os valores de XCO 2 são geralmente um pouco menores do que as concentrações de CO2 medidas perto da superfície da Terra. É por isso que os valores dos satélites XCO 2 são similares, mas não exatamente idênticos às estimativas baseadas em observações de superfície.
A taxa de crescimento média anual estimada do XCO 2 para 2018 é de 2,5 +/- 0,8 ppm / ano. Isso é maior do que a taxa de crescimento em 2017, que foi de 2,1 +/- 0,5 ppm / ano, mas menor que a de 3,0 +/- 0,4 ppm / ano em 2015. 2015 foi um ano com um forte evento climático El Niño, que resultou em uma absorção mais fraca do que o normal do CO2 atmosférico pela vegetação terrestre e grandes emissões de CO2 de incêndios florestais, por exemplo, na Indonésia.
Sobre os dados – Temperaturas
O mapa e os valores de dados citados são do conjunto de dados ERA-Interim do ECMWF Copernicus Climate Change Service. O gráfico é baseado no ERA-Interim e em outros quatro conjuntos de dados: JRA-55 produzido pela Agência Meteorológica do Japão (JMA), GISTEMP produzido pela NASA (National Aeronautics and Space Administration), HadCRUT4 produzido pelo Met Office Hadley Center em colaboração com a Unidade de Pesquisa Climática da Universidade de East Anglia, e NOAAGlobalTemp produzido pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA). Os conjuntos de dados ERA-Interim e JRA-55 são executados até o final de 2018; os outros conjuntos de dados estão atualmente disponíveis apenas até o final de novembro de 2018. Os dados foram acessados e processados conforme descrito em uma publicação revisada por pares (doi: 10.1002 / qj.2949).
Cada conjunto de dados mostrado no gráfico é alinhado para ter a mesma temperatura média para 1981–2010 que o ERA-Interim. Para o JRA-55 isto implica uma redução de temperatura de 0,1 ° C. Os outros conjuntos de dados são originalmente definidos apenas como valores relativos a períodos de referência. O HadCRUT4 é um conjunto de 100 realizações possíveis. A mediana e o alcance do conjunto são plotados. O conjunto não mostra a incerteza associada à cobertura geográfica limitada, que é substancial nas primeiras décadas.
1981-2010 é o mais recente período de referência de 30 anos definido pela OMM para calcular as médias climatológicas. É o primeiro período para o qual as observações por satélite de variáveis-chave, incluindo temperatura da superfície do mar e cobertura de gelo marinho, estão disponíveis para suportar reanálises meteorológicas globalmente completas, como a ERA-Interim.
A temperatura média climatológica para o período pré-industrial é de 0,63 ° C abaixo da média de 1981-2010. Isto segue o que é sugerido no relatório do IPCC “Aquecimento Global de 1.5 ° C”, que estima que o aumento do período pré-industrial (definido como 1850-1900) para o período de 20 anos de 1986-2005 seja de “0,63 ° C ( ± 0,06 ° C intervalo de 5 a 95% baseado apenas em incertezas observacionais) ”. A diferença de temperatura média anual entre os períodos 1981-2010 e 1986-2005 não é significativa para todos os conjuntos de dados apresentados aqui (-0,009 ° C a + 0,004 ° C).
Sobre os dados – Concentrações de dióxido de carbono
Apresentamos uma série temporal de médias globais mensais de dióxido de carbono atmosférico (CO2 ) derivado de sensores de satélite. Derivadas de satélite CO2 concentrações são representativos da média em coluna de CO2 proporção de mistura, também denotado XCO 2 . As médias anuais dadas no gráfico são derivadas calculando a média dos valores mensais.
Os dados para 2003-2017 são o produto consolidado de “ dados C3S XCO 2 derivados de sensores de satélite”, produzidos pelo Copernicus Climate Change Service. O registro de dados climáticos C3S de alta qualidade foi gerado pela fusão de um conjunto de conjuntos de dados de satélite individuais dos instrumentos de satélite SCIAMACHY / ENVISAT e TANSO-FTS / GOSAT, usando produtos gerados pela C3S e ESA GHG-CCI na Europa, NASA nos EUA e NIES no Japão. Este produto mesclado, que está disponível no formato Obs4MIPs (veja o site Obs4MIPs https://esgf-node.llnl.gov/projects/obs4mips/ ), é estendido a cada ano por um ano adicional e os dados do ano de 2018 estarão disponíveis no final de 2019 Para detalhes, ver Buchwitz et al., 2018 ( https://www.atmos-chem-phys.net/18/17355/2018/ e / ouhttps://doi.org/10.1007/s42423-018-0004-6 ).
Os dados para 2018 são o produto preliminar em tempo quase real dos “ dados CAMS XCO 2 derivados de sensores de satélite”, produzidos pelo Copernicus Atmosphere Monitoring Service. Este produto de dados foi gerado a partir de TANSO-FTS / GOSAT. Para detalhes, ver Heymann et al., 2015 ( https://www.atmos-meas-tech.net/8/2961/2015/amt-8-2961-2015.html ).
As médias anuais das taxas de crescimento do XCO 2 foram calculadas usando o método de Buchwitz et al., 2018 ( https://www.atmos-chem-phys.net/18/17355/2018/ ).
Silke Zollinger*
Copernicus Communication – Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 08/01/2019
"Os últimos quatro anos foram os mais quentes já registrados – e o CO2 continua a subir," in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 8/01/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/01/08/os-ultimos-quatro-anos-foram-os-mais-quentes-ja-registrados-e-o-co2-continua-a-subir/.


Nenhum comentário: