Manifesto da Educação Ambiental
Nota da comunidade acadêmica brasileira ligada ao campo da educação ambiental para os Senhores Presidente da República, Ministros da Educação e Meio Ambiente, para a Sociedade Brasileira e a Comunidade InternacionalPrezados Senhores e Senhoras,
A comunidade acadêmica ligada ao campo da educação ambiental (EA), que se faz presente no Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GT 22) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd), em grupos de pesquisa que integram os Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), no Colóquio de Pesquisadores em EA da região Sul, dos Encontros Paranaenses de EA, do Fórum Brasileiro de Educação Ambiental e demais espaços regionais, estaduais e locais que se consolidam no território nacional, com acúmulo de vivências, pesquisas, dissertações e teses divulgadas no portal da Capes, vem manifestar seu estranhamento e protesto contra as primeiras medidas e reestruturações implementadas pelo atual e recém-empossado Governo Federal.
Em contradição aos pronunciamentos de posse, que evocavam o compromisso com os caminhos democráticos e o diálogo com toda a sociedade, em suas primeiras medidas percebemos um atropelo e uma falta de escuta ao movimento de mais de 30 anos que vem consolidando a educação ambiental brasileira como uma das referências mundiais nesse campo de conhecimento.
Em parceria com outros movimentos de educadores ambientais, como a Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), constatamos que as reestruturações dos ministérios, realizadas por decreto presidencial em 2 de janeiro de 2019, extinguem setores da educação ambiental dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente que constituíam o Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), instituído pela Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Ressaltamos que as políticas públicas, ao longo de 30 anos, vêm sendo construídas de forma consultiva e participativa junto com a sociedade e, em particular nessa área, com a comunidade de educadores ambientais brasileiros.
Tendo como alicerce a Constituição cidadã brasileira de 1988 que, no inciso VI do § 1º do artigo 225, determina que o Poder Público deve promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino, impondo ao Poder Público e à coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações. Hoje temos uma série de legislações que regulam as ações das políticas de Estado que contemplam de forma relevante a educação ambiental, tais como:
1) a Política Nacional do Meio Ambiente de 1981;
2) a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996;
3) a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, regulamentada pelo Decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002, que dispõe especificamente sobre a Educação Ambiental (EA) e instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e seu Órgão Gestor;
4) as Resoluções do Conselho Nacional de Educação, como a n° 2/2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, e a nº 2/2015, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e a Formação Continuada de Professores, entre muitas outras normativas que vêm sendo construídas participativamente por esta larga comunidade de educadores ambientais.
Nessas reestruturações ministeriais definidas no referido decreto, a educação ambiental foi restringida à atuação de uma Secretaria de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente. Estamos interpretando isso como um grave desmonte, reducionista de uma dimensão educativa considerada na atualidade pela sociedade brasileira, assim como pela comunidade internacional, como fundamental para o enfrentamento da grave crise socioambiental.
As medidas do Executivo provocam mudanças estruturais que impedem e dificultam o cumprimento das leis que garantem a educação ambiental como uma política pública do Estado brasileiro, assim como desconhecem todo o processo que construiu e consolidou a educação ambiental no Brasil. Como autores sociais das políticas que os Senhores estão desmontando, que se somam a outras decisões no campo ambiental, as quais situam o país no rumo do agravamento da crise socioambiental, vimos manifestar nosso protesto, sublinhando a necessidade do retorno do órgão gestor (MEC e MMA), com as políticas públicas construídas participativamente com a sociedade civil.
Assinam este manifesto o Grupo de Trabalho em Educação Ambiental (GT22) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd) e demais signatários:
- Ágora: A Temática Ambiental e o Processo Educativo, Unesp Rio Claro
- Área de Educação Ambiental e Ecologia Humana da Faculdade de Educação/UnB
- Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC
- Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente, ABRAPA
- Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil – ACE Pau Brasil – Ribeirão Preto, SP
- Associação de Educadores da América Latina e Caribe / AELAC- capítulo Brasil
- Associação dos Chacareiros do Núcleo Rural Córrego do Urubu, ANRU-DF
- Associação dos Pós-Graduandos da ESALQ/USP
- Associação Portuguesa de Educação Ambiental, ASPEA – PORTUGAL
- Cátedra Paulo Freire Educação para a Sustentabilidade – UFRPE
- Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática – CEAMECIM – FURG
- COLABOR: Grupo Pesquisa em Artes e Linguagens Digitais / Núcleo Ambiente Natural e Urbano na Contemporaneidade – ECA / USP
- Coletivo Cuesta Educador CCE, Botucatu, SP
- Coletivo de apoio a Educação Indígena do rio de Janeiro Nhoiru Eté, RJ
- Coletivo de Pesquisa em Cinema Ambiental do NuPeM/ UFRJ
- Coletivo Educador de Bertioga, SP
- Coletivo Educador Ipê Roxo – Ribeirão Preto, SP
- Coletivo Permaculturalab de educação ambiental, agroecologia e permacultura – Rio de Janeiro, RJ
- Comissão Estadual do IBECC, UNESCO de São Paulo
- Comunidade de Prática de Pesquisa em educação preventiva Integral e Desenvolvimento humano, CPP/UFPR/PPGE
- Departamento de Apoio a Educação Ambiental, Secretaria de Gestão Ambiental e Sustentabilidade da UFSCar
- Departamento de Gestão Ambiental da UERN, Mossoró-RN
- Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação (UFSC)
- Educação, Ambiente e Sociedade (UFPR)
- Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, evento organizado pelos discentes e docentes do PPGEA/FURG
- Equipe de Estudo e educação Ambiental, EEA, UEFS
- Escola de Meio Ambiente, Universidade Estadual do Amazonas
- Estação Luz Espaço Experimental de Tecnologias Sociais – Ribeirão Preto, SP
- Fórum de Direitos Humanos e da Terra, FDHT – MT
- Fuba Educação Ambiental e Criatividade, São Carlos, SP
- Fundo do Brasileiro de Educação Ambiental, FunBEA, São Carlos, São Paulo
- Geografia, Educação e Meio Ambiente, GEMA, PPGEO, UFJF
- GiTaKa: Grupo Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental, UNIRIO
- Grupo Ciencia, acciones y creencias – Universidad Surcolombiana, COLOMBIA
- Grupo de Acompanhamento e Pesquisa em Governança Ambiental, GovAmb – IEE/USP
- Grupo de Articulação Extensionista Marechal Rondon – GAER – ESALQ/USP
- Grupo de Didáctica de la Biología. Univ de Buenos Aires, ARGENTINA
- Grupo de Educação do Campo e Agroecologia, UFRRJ
- Grupo de Educação e Interpretação Ambiental – Trilheiros do Sauá, Universidade Federal de Viçosa
- Grupo de Estudo e Pesquisa da Complexidade/FURG
- Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental do Estado de Sergipe
- Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental, GEPEA/UFSCar
- Grupo de Estudo e Pesquisa Movimentos Docentes, UNIFESP
- Grupo de Estudos da Paisagem, PPGEO, UFJF
- Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE – ESALQ/USP
- Grupo de Estudos e Interações Pessoa-Ambiente – GEPA/UFRN
- Grupo de estudos e pesquisa Ambientes e Infâncias, GRUPAI, UFJF
- Grupo de Estudos e pesquisas em Ambiente, Educação e Saúde – Gepes Ambiens PPGE e PPGAS/UNIPLAC
- Grupo de estudos e pesquisa em Educação Ambiental e Complexidade da PUC/PR
- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis – GEPEAS/UESB
- Grupo de estudos e pesquisa em Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ambientalizacão – GEPEASA, Unesp Botucatu/SP
- Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências – UFC
- Grupo de Estudos e Pesquisa em Interculturalidade e Educação em Ciências – GEPIC, UFTM
- Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica- GEAD da UFC
- Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental e Ecologia Humana – GEPEAEH/FE/UnB
- Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade (GEPEADS/UFRRJ)
- Grupo de estudos e pesquisas em educação ambiental, GEA/UFJF
- Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Meio Ambiente/GEAM/Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/NAEA/UFPA
- Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores da Área de Ciências (FORMAR-Ciências) – Faculdade de Educação – Unicamp
- Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão Ambiental, UERN
- Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas em Ensino de Ciências e Educação Ambiental (ECiEA) – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – Unesp
- Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur, GEASur, UNIRIO
- Grupo de Estudos em Educação Ambiental docência e questões contemporâneas, UFRPE
- Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Educação Campesina – GEAC/PPGen/IFMT
- Grupo de estudos em educação ambiental e ensino de ciências – Laboratório de Limnologia /UFRJ
- Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia, GEECAF-FURG
- Grupo de estudos em política ambiental do IEA, USP
- Grupo de Estudos sobre Animais Selvagens da Universidade Federal de Viçosa, GEAS/UFV
- Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação Ambiental e Popular – GEFEAP / FURG
- Grupo de Investigación Ciencia Educacion y Diversidad, Universidad del Valle. Cali, COLÔMBIA
- Grupo de Investigación Conocimiento Profesional del Profesor de Ciencias – Universidad Surcolombiana, COLÔMBIA
- Grupo de Investigación Didáctica y Enseñanza de la Biofisica y la Fisiología (GIDEBIOF), Consejo de Formación en Educación (CFE), URUGUAI
- Grupo de Investigación e Innovación Docente Educación Científica, Sustentabilidade e Xénero, Universidade de Vigo, ESPANHA
- Grupo de Investigación en Didáctica de la Química DIDAQUIM. Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Bogotá, D.C, COLÔMBIA
- Grupo de investigación en didáctica y aprendizaje de las ciencias naturales y de la química (GIADICIENQ), Facultad de Ciencias Exactas y Naturales, Universidad de Buenos Aires, ARGENTINA
- Grupo de investigación en educación ambiental-GEA, Universidad de Tolima, COLÔMBIA
- Grupo de Investigación en Pedagoxía Social e Educación Ambiental, Universidade de Santiago de Compostela, USC, ESPANHA
- Grupo de investigación en seguridad alimentaria y enseñanza de las ciencias INYUBA,. Universidad de La Paz, COLÔMBIA
- Grupo de investigación en seguridad alimentaria y enseñanza de las ciencias INYUBA,. COLÔMBIA
- Grupo de Investigación Seminario Permanente de Derecho Ambiental da Universidad Nacional de Córdoba (UNC), ARGENTINA
- Grupo de Pesquisa Análise e Planejamento Ambiental da Paisagem e Educação Ambiental – AnPAP-EA – PPGE-UNISUL
- Grupo de Pesquisa Ciência Cidadã na Prevenção de Riscos e Desastres/Cemaden
- Grupo de Pesquisa Ciranda Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Ambiente – CIPEA/FURG
- Grupo de pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas – DIAFHNA/UFC
- Grupo de Pesquisa Direito e Educação Ambiental – GPDEA/FURG
- Grupo de Pesquisa Diversidade e Criticidade nas Ciências Naturais, DICCINA, UNIRIO & UFBA
- Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação e Gestão Ambiental, Mudanças Climáticas e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em áreas Litorâneas – ” Ribombo” – PPGEA/FURG
- Grupo de pesquisa e extensão em educação e comunicação ambiental, Gecom – Esalq/Usp
- Grupo de Pesquisa Educação, Ambiente e Sociedade (UFPR)
- Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade GEEAS, Universidade do Vale do Itajaí
- Grupo de Pesquisa Educação, História e Interculturalidade – UFS
- Grupo de pesquisa Educação, Saberes e Decolonialidades, PPGE/UnB
- Grupo de Pesquisa em Investigações em Artes Visuais/FURG
- Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental – UNESP Bauru
- Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Ensino de Biologia (GPEBio), Centro de Educação da UFPB
- Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Educadores – Instituto de Biociências, USP
- Grupo de Pesquisa em Educação e Sustentabilidade (GEPES) -UFRPE/Recife
- Grupo de Pesquisa em Educação, Natureza e Sociedade – UERJ/UNIGRANRIO
- Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas – GPFORPE, Universidade Regional de Blumenau
- Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO) – Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
- Grupo de Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental (PGEA) – UNESP, Tupã
- Grupo de Pesquisa em Interações Socioambientais, da Universidade Estadual de Santa Cruz, GEPISA, UESC/BA
- Grupo de Pesquisa Informação e Sustentabilidade em Construção Civil da UFPR
- Grupo de Pesquisa Linguagens no Ensino de Ciências Freireano – UFRJ
- Grupo de pesquisa na área de identidade e formação docente – GRIFO – Instituto Federal de Santa Catarina
- Grupo de pesquisa Rede de Experiência, Narrativa e Pedagogia da Resistência – REDExp- UnB
- Grupo de Pesquisa
- Grupo de Pesquisa Sociedade e Ambiente, Unisinos, RS
- Grupo de Recerca en Educación per la Sostenibilitat, Escola i Comunitat – GRESC@, Universidade Autônoma de Barcelona, ESPANHA
- Grupo de Trabalho de Psicologia Ambiental – ANPEPP (GT50 – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia)
- Grupo de Trabalho ODS, UnB
- Grupo ELO – Estudos da Localidade, FFCLRP / USP, Ribeirão Preto
- Grupo Ensino de Ciências e Matemática – IFCE, Fortaleza CE
- Grupo Interdisciplinar em Pesquisas Socioambientais – IPÊS, Programa de pós-graduação em desenvolvimento regional (PPGDR-FURB)
- Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Ambiental do Paraná
- Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte, GPEA-UFMT
- Grupo Saúde e educação ambiental com ênfase nas relações parasitárias, Fiocruz
- Grupo Sociedade e Meio Ambiente – IEA/USP
- Instituto 5 Elementos Educação para Sustentabilidade, SP
- Instituto Ambiental Aondê – Uberaba/MG
- Instituto Ambientes em Rede (IAR) – SC
- Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura/Ibecc/Unesco de São Paulo
- Instituto Caracol, ICA – MT
- Instituto de Conservação de Animais Silvestres – ICAS, Campo Grande MS
- Instituto ITAPOTY – Desenvolvimento humano e conservação ambiental / Itatinga – SP
- Instituto Paulo Freire, IPF, SP
- Laboratório de Ações e pesquisas em educação ambiental – Instituto de Biociências, LAPEAr-UNIRIO
- Laboratório de Antropologia e Florestas – AFLORA – UFAC
- Laboratório de Avaliação e Testagem em Psicologia – Latep/ UFS
- Laboratório de Ecologia e Sistemática Vegetal – LESV UERN Mossoró/RN
- Laboratório de Educação Ambiental (LEA/EMCT/UNIVALI)
- Laboratório de Educação e Gestão Ambiental – IFMT Campus Cáceres
- Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação para a Ciência – UENP de Jacarezinho
- Laboratório de Estudo das Relações Humano-Ambientais (LERHA-Unifor)
- Laboratório de Estudos em Intersubjetividade, Critica Social e Direitos Humanos do IP-USP
- Laboratório de Estudos sobre Sistemas Complexos Ambientais – LASCA – UFSCar
- Laboratório de etnobiologia e etnoecologia (LETNO) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
- Laboratório de Etnobiologia UFJF
- Laboratorio de investigacion en didactica de las ciencias Grecia-UC. Pontificia Universidad Catolica – CHILE
- Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade – LIEAS, UFRJ
- Laboratório de Pesquisa em Ciências Sociais, Métodos Qualitativos e Extensão – LaPICS – UnB
- Laboratório de Pesquisa em Ensino de Biologia – LADEB, UFC
- Laboratório de Pesquisas e Práticas Interdisciplinares em Promoção da Saúde, Subjetividades e Cuidado Socioambiental – LAPPISS – UNICESUMAR
- Laboratório de Pesquisas em Psicologia Ambiental (Locus-UFC)
- Laboratório de Planejamento Ambiental e Gerenciamento Costeiro (LAPLAN) da Unesp – Campus do Litoral Paulista – São Vicente
- Laboratório de Psicologia Ambiental – LAPAM – UFSC
- Laboratório de Psicologia Ambiental/UnB
- Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental – Lapsea, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA
- Laboratório de psicologia socioambiental e intervenção do IP da USO l, USP
- Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas – LAPSAPE/FFCLRP-USP
- Laboratório interdisciplinar de estudos e pesquisas em sociedade, ambiente e educação (Labea/Uern)
- Laboratório Kizomba na Mata – UFJF
- Laboratório Multiusuário para o Desenvolvimento Integrado de dados e Tecnologias de Ensino, DIDATEC – UFS
- Linha de Pesquisa Educação Ambiental e Educação do Campo / Programa de Pós-graduação em Educação/UnB
- Linha de Pesquisa Educação científica e cidadania, PPGEduC/ UnB
- Movimento Cabuçu, de Guarulhos
- Movimento Negro Evangélico, MNE – RJ
- Mulherio das Letras Europa – vários países da EUROPA
- Museu do Cerrado
- Mutirão Agroflorestal – São Joaquim da Barra, SP
- Mutirão da Lagoa do Saibro – Ribeirão Preto, SP
- Núcleo de Agroecologia Ewè da UFJF
- Núcleo de Apoio a Atividades de Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental, Esalq/USP
- Núcleo de Educação Ambiental, NEA, IFES campus Guarapari
- Núcleo de Educação Ambiental – NEA, IFES Campus Piúma
- Núcleo de Educação Ambiental, NEA, UFAL
- Núcleo de Educação Ambiental – UFSC – Florianópolis/SP
- Núcleo de Educação Ambiental e Agroecologia (NEAA/IFES Itapina)
- Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA) – Rio Grande /RS
- Núcleo de Ensino e Pesquisa Aplicada – NEPA – UFJF
- Núcleo de estudos de Pedagogia Social – UFPR
- Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, Pedagogia da alternância e Ensino de Agroecologia, Departamento de Educação do Campo, UFRRJ
- Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica – NEA/Ifes (Intercampi Itapina, Centro Serrano e Colatina)
- Núcleo de Estudos em Educação Ambiental – Centro de Ecologia, NEEA, UFRGS
- Núcleo de Estudos em Educação Ambiental e Agroecologia – Sala Verde Caparaó (NEA-Ifes-Ibatiba)
- Núcleo de Estudos em Educação, Tecnologia e Ambiente – NEETA – Instituto Federal de Santa Catarina
- Núcleo de Estudos socioambientais de territoriais – Nesat, UERN
- Núcleo de Pesquisa Geografia, Espaço e Ação NuGea, UFJF
- Núcleo Infâncias, Natureza e Arte, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, NINA-UNIRIO
- Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental- NIPEEA/ PPGE/ UFES
- Núcleo interdisciplinar de Pesquisa, Extensão e Estudos em Agroecologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – NIA/UFRRJ
- Oca – Laboratório de Educação e Política Ambiental, ESALQ-USP
- Outras Margens: Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental/UNICAMP
- Programa de Educação Ambiental da Floresta de Caxiuana, Estação Científica Ferreira Pena/Museu Paraense Emílio Goeldi/MPEG
- Programa de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIL) – Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA) – Santo André-SP
- Programa de Extensão Escolas Sustentáveis, UNIFESP
- Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe, UFS
- Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Tuiuti do Paraná
- Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, FURG
- Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências / UFRPE / Recife
- Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento – UFPR
- Programa de Pós-graduação em Rede em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA (UFPI, UFC, UFRN, UFPB, UFPE, UFS e UESC)
- Programa de pós-graduação em rede nacional e ensino das ciências ambientais da UFS / PROFCIAMB/UFS
- Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino de Ciências Ambientais – Polo UEFS
- Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino de Ciências Ambientais/PROFCIAMB/UFPA
- Projeto Arte da Terra – São Joaquim da Barra, SP
- Projeto Reciclando Hábitos /FURB
- Projeto Trilha da Natureza – UFSCar – São Carlos/SP
- Rebelião
- Red Iberoamericana de Educación Superior -RESIB
- Rede Acreana de Educação Ambiental, AC
- Rede de Ambientalização Curricular na Educação Supervisor – RASES
- Rede de Educação Ambiental de São Carlos, SP
- Rede de Educação Ambiental do Estado de Rondônia – REARO
- Rede Internacional de Pesquisadores em Educação Ambiental e Justiça Climática, REAJA
- Rede Mato-grossense de Educação Ambiental, REMTEA
- Rede Paraense de Educação Ambiental, PA
- Rede Paranaense de Educação Ambiental, PR
- Rede ProsEAndo de Educação Ambiental – Ribeirão Preto, SP
- Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental – REASul
- Rede Universitária de Programa de Educação Ambiental e Sociedades Sustentáveis
- Resclima, Universidade da Coruña, UC – ESPANHA
- Rizoma, UEFS
- Sala Verde Arte na Terra – São Joaquim da Barra, SP
- Sala Verde da Luz – Ribeirão Preto, SP
- Sala Verde Palotina, PR
- Sala Verde Pau Brasil – Ribeirão Preto, SP
- Sala Verde Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista (REAP)
- Sala Verde: Observatório de Educação, Saúde, Cidadania e Justiça Socioambiental – Vale do Itajaí (SC)
- Sociedade Ecológica Amigos do Embu, SEAE – SP
- Sustentabilidade e Saúde Ambiental, UNESC/SC
- TERRA – Temas Especiais Relacionados ao Relevo e à Água, PPGEO, UFJF
Colaboração de Valdir Lamim-Guedes, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 09/01/2019
"Nota da comunidade acadêmica brasileira ligada ao campo da educação ambiental," in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 9/01/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/01/09/nota-da-comunidade-academica-brasileira-ligada-ao-campo-da-educacao-ambiental/.
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