Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Derretimento do manto de gelo da Groenlândia libera toneladas de metano na atmosfera, diz estudo

Derretimento do manto de gelo da Groenlândia emite toneladas de metano de acordo com um novo estudo, mostrando que a atividade biológica subglacial afeta a atmosfera muito mais do que se pensava anteriormente.

Bristol University*

degelo
Degelo. Foto de arquivo

Uma equipe internacional de pesquisadores, liderada pela Universidade de Bristol, coletou amostragem da água de degelo que escorre uma grande bacia (> 600 km 2 ) do manto da Groenlândia durante os meses de verão.
Conforme relatado na Nature, usando novos sensores para medir o metano no escoamento de água de degelo em tempo real, eles observaram que o metano era exportado continuamente sob o gelo. Eles calcularam que pelo menos seis toneladas de metano foram transportadas para o local de medição a partir dessa parte da camada de gelo, aproximadamente o equivalente ao metano liberado por até 100 vacas.
O gás metano (CH 4 ) é o terceiro gás de efeito estufa mais importante na atmosfera após vapor d’água e dióxido de carbono (CO 2 ). Embora, presente em concentrações mais baixas que o CO 2 , o metano é aproximadamente 20 a 28 vezes mais potente. Portanto, quantidades menores têm o potencial de causar impactos desproporcionais nas temperaturas atmosféricas. A maior parte do metano da Terra é produzida por micro-organismos que convertem matéria orgânica em CH 4 na ausência de oxigênio, principalmente em áreas úmidas e em terras agrícolas, bem como nos estômagos de vacas e arrozais. O restante vem de combustíveis fósseis como o gás natural.
Embora algum metano tenha sido detectado anteriormente nos núcleos de gelo da Groenlândia e em um lago subglacial antártico, esta é a primeira vez que as águas de degelo produzidas na primavera e no verão em grandes bacias de gelo têm sido continuamente fonte de de metano, do leito para a atmosfera.
O principal autor, Guillaume Lamarche-Gagnon, da Escola de Ciências Geográficas de Bristol , disse: “O que também chama a atenção é o fato de termos encontrado evidências inequívocas de um sistema microbiano subglacial generalizado. Embora soubéssemos que os micróbios produtores de metano provavelmente eram importantes em ambientes subglaciais, o quão importante e difundido eles realmente eram era discutível. Agora vemos claramente que os microrganismos ativos, vivendo sob quilômetros de gelo, não estão apenas sobrevivendo, mas provavelmente impactando outras partes do sistema terrestre. Este metano subglacial é essencialmente um biomarcador para a vida nestes habitats isolados. ”
A maioria dos estudos sobre as fontes de metano do Ártico se concentra no permafrost, porque esses solos congelados tendem a conter grandes reservas de carbono orgânico que podem ser convertidas em metano quando descongelam devido ao aquecimento do clima. Este último estudo mostra que os lençóis de gelo, que contêm grandes reservas de carbono, água líquida, micro-organismos e muito pouco oxigênio – as condições ideais para a criação de gás metano – também são fontes atmosféricas de metano.
A co-pesquisadora Dra. Elizabeth Bagshaw, da Universidade de Cardiff, acrescentou: “As novas tecnologias de sensores que usamos nos dão uma janela para essa parte inédita do ambiente glacial. A medição contínua de água derretida nos permite melhorar nossa compreensão de como esses sistemas fascinantes funcionam e como eles afetam o resto do planeta ”.
Com a Antártida detendo a maior massa de gelo do planeta, os pesquisadores dizem que suas descobertas justificam a transformação do foco para o sul. O Prof. Lamarche-Gagnon acrescentou: “Várias ordens de magnitude a mais de metano foram colocadas abaixo da camada de gelo da Antártida do que abaixo das massas de gelo do Ártico. Como fizemos na Groenlândia, é hora de colocar números mais robustos na teoria ”.
Referência:
Greenland melt drives continuous export of methane from the ice sheet bed by Guillaume Lamarche-Gagnon, Jemma L. Wadham, et al. Nature, Doi: 10.1038/s41586-018-0800-0
http://dx.doi.org/10.1038/s41586-018-0800-0
* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 07/01/2019
"Derretimento do manto de gelo da Groenlândia libera toneladas de metano na atmosfera, diz estudo," in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 7/01/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/01/07/derretimento-do-manto-de-gelo-da-groenlandia-libera-toneladas-de-metano-na-atmosfera-diz-estudo/.


Nenhum comentário: