Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Belt and Road: Pesquisador adverte que programa de infra-estrutura da China é o ‘projeto ambientalmente mais arriscado na história da humanidade’


James Cook University*
Um especialista global em infraestrutura diz que o plano da China de cruzar metade da Terra com projetos massivos de transporte e energia é ambientalmente o empreendimento mais arriscado já empreendido.
“A China tem enormes ambições”, disse o professor William Laurance, da Universidade James Cook, na Austrália. “Mas com isso vem enormes responsabilidades.”
Escrevendo na revista Nature Sustainability , o Professor Laurance se juntou a uma equipe internacional pedindo à China que empreendesse um rigoroso planejamento estratégico antes de embarcar em sua “Belt and Road Initiative”, que abrangerá pelo menos 64 países da Ásia, África, Europa e região do Pacífico.
Em meados do século, o Belt and Road poderia envolver 7.000 projetos de infraestrutura e investimentos de US $ 8 trilhões, disseram os pesquisadores.
Segundo a WWF, a iniciativa poderia impactar mais de 1.700 áreas críticas de biodiversidade e centenas de espécies ameaçadas.
“A China alega que o Belt and Road será um modelo para o desenvolvimento responsável, mas isso exigirá que ela mude fundamentalmente o modo como faz negócios internacionalmente”, disse o professor Laurance.
“Muitas empresas chinesas e financistas que operam no exterior são mal controlados pelo seu governo – em grande parte porque são muito lucrativos”, disse ele.
“Nas últimas duas décadas, tenho visto inúmeros exemplos de exploração agressiva e até mesmo predatória por empresas chinesas, especialmente em nações em desenvolvimento com fraco controle ambiental.”
Os autores disseram que a China tem uma oportunidade única de mudar seu modelo de desenvolvimento e se tornar um líder mundial em sustentabilidade.
“A China está fazendo um trabalho muito melhor de melhorar as salvaguardas ambientais dentro da China do que internacionalmente”, disse o professor Laurance. “A China tem uma oportunidade única, mas se for ‘business as usual’, então acho que os custos para o meio ambiente e os riscos econômicos para os investidores podem ser assustadores”.

Belt and Road

Referência:
Fernando Ascensão, Lenore Fahrig, Anthony Clevenger, Richard Corlett, Jochen Jaeger, William F. Laurance, and Henrique Pereira (2018)
Environmental challenges for the Belt and Road Initiative.
Nature Sustainability, https://doi.org/10.1038/s41893-018-0059-3

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 04/06/2018


Nenhum comentário: