A Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) vai comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente com uma homenagem ao padre Balduíno Rambo, jesuíta gaúcho notável por sua obra científica, precursora e inspiradora da Agapan e do movimento ecológico do Rio Grande do Sul. A homenagem será um painel de palestras sobre a vida e a obra do padre Rambo que acontecerá na próxima segunda-feira (06/06), das 11h às 12h, no auditório do Museu de Ciências Naturais do Colégio Anchieta, local onde o homenageado viveu, pesquisou e ensinou.
A mesa será coordenada pelo agrônomo Leonardo Melgarejo, presidente da Agapan, tendo como palestrantes o zoólogo dr. Ludwig Buckup, recentemente homenageado com o título de Professor Emérito da Ufrgs, e Arthur Blasio Rambo, formado em Letras Clássicas, Filosofia, História Natural e Teologia, com doutorado em Filosofia, Livre Docência em Antropologia e pós-doutorado pela Universidade de Paris V, além de editor de obras do seu irmão Balduíno Rambo. Também participará do painel o ambientalista Cilom Estivalet, fundador da Associação Ecológica de Canela (Assecan) e administrador de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) naquele município, na qual foi erguida uma capela dedicada à memória do padre Balduíno Rambo.
A homenagem ao padre Balduíno Rambo no Colégio Anchieta expressa o reconhecimento do legado deste grande naturalista para a Agapan e o movimento ecológico do Rio Grande do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário