ManualdeSobrevivenciaparaaCrisePublicação ensina população a encarar cortes no abastecimento de água, além de dicas práticas de reuso e economia
Para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado em meio à pior crise hídrica da história do Estado de São Paulo, a Aliança pela Água disponibiliza, a partir de hoje em seu site, o “Água: Manual de Sobrevivência para a Crise”. A Aliança pela Água é uma rede de quase 50 entidades, entre ONGs, coletivos e movimentos sociais que desde outubro monitora a resposta do governo e propõe soluções à crise hídrica.
O livreto ilustrado foi produzido de forma colaborativa pelos vários grupos e especialistas que compõem a Aliança e, traz, em linguagem simples, dicas práticas de economia de água no dia-a-dia, como reutilizar água com segurança e como sobreviver se a torneira secar de fato. “Nosso público-alvo são as populações mais carentes, que geralmente não têm caixa-d’água e têm sido as mais afetadas pelos cortes no fornecimento resultantes da redução na pressão da rede de distribuição da Sabesp”, explica a jornalista Claudia Visoni, que coordenou a redação do Manual. “Mas as dicas servem para todo mundo. Procuramos compilar soluções caseiras, baratas e fáceis de fazer”.
A publicação tem 7 capítulos, que respondem a perguntas como por que está faltando água e como preparar-se para a emergência, além de detalhar práticas de economia máxima, estratégias para o momento de colapso, orientações de saúde e informações sobre fontes alternativas de água. O manual funciona de forma coordenada à outros materiais e aplicativos que já existem, como o Cadê a Água?, desenvolvido pelo Instituto Socioambiental (ISA) em apoio à Aliança, que permite que as pessoas denunciem a falta d’água em suas casas, ajudando a mapear e comunicar a dimensão da crise.
Nos próximos meses, o “Água: Manual de Sobrevivência para a Crise” será lançado em versão impressa e em forma de app para celulares e tablets.
Para ler a publicação on line clique aqui.
Para baixar o PDF clique aqui.
* Com informações da Aliança pela Água de SP.
** Publicado originalmente no site ISA.
(Instituto Socioambiental)