O bioma, que possui o maior potencial de estocagem de CO2 do mundo, está ameaçado no Canadá devido a atuação irresponsável de empresas como a Resolute Forest Products, que vem atuando em áreas sensíveis.
A floresta Boreal é o bioma com a maior capacidade de sequestro de carbono do mundo. Mas sua manutenção vem sendo ameaçada no Canadá, pela exploração irresponsável de madeira. Foto: © Francois Pesante/Greenpeace
A floresta Boreal é o bioma com a maior capacidade de sequestro de carbono do mundo. Mas sua manutenção vem sendo ameaçada no Canadá, pela exploração irresponsável de madeira. Foto: © Francois Pesante/Greenpeace

A maioria das pessoas já ouviu falar da floresta Amazônica e da urgente necessidade de garantir sua proteção, certo? Mas existem outras florestas pelo mundo que estão tão ameaçadas quanto o bioma tropical e cuja situação é menos conhecida. Esse é o caso da floresta Boreal, que está sofrendo sérios impactos neste exato momento.
A floresta Boreal, que se estende ao longo de todo o hemisfério Norte do planeta, desde a América do Norte até o Japão, passando pela Rússia e pela Escandinávia, vem sendo ameaçada no Canadá por uma empresa da qual você provavelmente nunca ouviu falar: a Resolute Forest Products. Embora seu nome seja pouco conhecido no Brasil, é possível que ao menos um dos produtos da Resolute já tenha passado por suas mãos, em forma de jornais e revistas. A empresa é uma das maiores produtoras de papel, celulose e outros produtos florestais do Canadá.
A Resolute tem extraído árvores em territórios de povos indígenas, sem seu consentimento, e destruído habitats críticos para as renas ameaçadas. Como se não bastasse, a empresa tem agido judicialmente contra o Greenpeace, para impedir que a organização revele o que a companhia anda fazendo na Floresta Boreal do Canadá.
“Floresta Boreal” quem?
A floresta Boreal ocupa uma grande faixa de terra ao norte do planeta e sua vegetação é composta por coníferas, plantas extremamente resistentes ao clima rigoroso da região, onde a temperatura oscila entre -54º e 21 °C. Entre as árvores desta classe estão os pinheiros, as sequóias e as araucárias, comuns no sul do Brasil. Devido a sua resistência e durabilidade, algumas das árvores mais antigas do mundo são desta categoria.
O potencial de estocagem ou sequestro de CO2 destas plantas não se compara ao potencial de espécies tropicais. O solo do bioma, no entanto, tem um enorme potencial de sequestro, o que torna a Floresta Boreal o maior reservatório de CO2 do mundo. Para se ter uma ideia, enquanto as florestas tropicais de todo o mundo, incluindo a Amazônia, ocupam uma área de 17,6 milhões de quilômetros quadrados (Km²) e possuem capacidade para estocar 428 gigatoneladas de carbono (Gt de C), a floresta boreal, que ocupa 13,7 milhões de Km², tem capacidade para retirar da atmosfera 559 Gt de C.
O Woodland Caribou, ou Rena das Montanhas, necessita de extensos territórios intactos para manter suas populações. Foto: © Markus Mauthe/Greenpeace
O Woodland Caribou, ou Rena das Montanhas, necessita de extensos territórios intactos para manter suas populações. Foto: © Markus Mauthe/Greenpeace
Além disso, o bioma abriga espécies como lebres, esquilos, raposas e linces, além de receber, todos os verões, milhares de pássaros que buscam alimentos em seus lagos recém descongelados. Neste cenário vive uma espécie que encontra-se seriamente ameaçada, o Woodland Caribou – ou Renas das Montanhas.
A espécie tem sido gravemente impactada pela ação do homem, pois necessita de extensos territórios intactos para manter suas populações. Mas estas áreas vêm sendo ameaçadas pela ação de empresas como a Resolute, que exploram espécies selvagens de coníferas para a produção de papel e outros produtos.
A floresta não pode se defender sozinha. Ela precisa da nossa ajuda. Então diga ao presidente da Resolute, Richard Garneau, que não vamos desaparecer. Que queremos proteger as florestas do mundo e a Resolute pode fazer sua parte preservando a floresta Boreal.
Assine a petição aqui.
* Publicado originalmente no site Greenpeace Brasil.
(Greenpeace Brasil)