Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Escassez de água leva ao aumento da transmissão de tracoma, uma doença nos olhos

Conhecida antigamente por “dor d’olhos, doença é transmitida por contato com secreções dos olhos, nariz e da garganta de pessoas afetadas

Uma consulta com o oftalmologista detecta o problema nos olhos.Uma consulta com o oftalmologista detecta o problema nos olhos. bbya bya /Flickr /cc

Segundo o oftalmologista Renato Neves, o tracoma, causado por uma bactéria é muito frequente, principalmente em crianças na idade escolar. A doença apresenta sintomas como olhos vermelhos, lacrimejamento, sensibilidade à luz, ou fotofobia, e não tem secreção, mas leva a criança à dificuldade de aprendizado.
O diagnóstico é relativamente fácil porque o médico vê dentro da conjuntiva e o tratamento é simples. No entanto, com a falta de água diminui a higiene e isto aumenta a transmissão. Pela proteção natural a gente evita lavar os olhos, mas é importante lavar bem as pálpebras e as bordas que é o principal local de alojamento das impurezas e bactérias. Os cílios fazem a proteção,combatendo a sujeira, mas tem que lavar as bordas das pálpebras, durante o banho, até com shampoo neutro, porque o acúmulo de sujeira pode levar a uma lesão no futuro.
Saiba mais sobre o tracoma e a higienização dos olhos, para evitar lesão nos olhos ou perda da visão, nesta entrevista ao programa Revista Brasil, com o jornalista Valter Lima.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília.
Audio Player
Publicado no Portal EcoDebate, 19/02/2015

Nenhum comentário: