Powered By Blogger

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

DISTORÇÕES DA MÍDIA : Papa Francisco não disse que animais vão para o céu


15 de dezembro de 2014 

Papa recebendo dois burros como presente
Papa recebendo dois burros como presente
De acordo com o site Religion News Service, a notícia amplamente divulgada, de que o Papa Francisco procurou consolar um menino cujo cão havia morrido, dizendo ao jovem que um dia ele iria ver o animal no céu, e que “O Paraiso está aberto a todas as criaturas de Deus”, é falsa.
A história naturalmente reverberou pelas mídias sociais, entre vegetarianos e grupos de direitos dos animais e na sexta-feira foi assunto para a primeira página do The New York Times.
Entretanto, nada disso aconteceu. Não há nenhuma evidência de que Francisco disse estas palavras durante a audiência pública em 26 de novembro, como tem sido relatado, nem esteve lá um menino de luto por seu cão morto.
Então, por que tal boato foi tomado tão rapidamente como verdade?
A confusão aparentemente começou em um noticiário italiano, que estendeu a discussão sobre uma palestra proferida pelo Papa. O noticiário questionava se em “uma criação renovada os animais também irão para o céu”.
“Um dia vamos ver nossos animais de estimação na eternidade de Cristo”, a notícia citou a fala atribuída a Paulo VI, que teria sido dita pelo então papa a um garoto desconsolado, décadas atrás.
O artigo recebeu um título um tanto enganador: “Paraíso para os animais? O Papa não o descarta” Não ficou claro a qual papa o autor se referia, no entanto.
A partir daí, uma sucessão de distorções divulgadas por sites de notícias foi criando o falso acontecimento, que se disseminou rapidamente.
O meme foi reforçado pelo fato de Francisco ser fotografado aceitando dois burros como presente de natal, dados por uma empresa que promove o consumo de leite de burra para crianças alérgicas ao leite de vaca – e Francisco disse que sua própria mãe deu-lhe leite de jumenta quando bebê.
As mídias sociais e outros meios de comunicação, em seguida, transformaram a história, bagunçando ainda mais as declarações e a cronologia.
Não é a primeira vez que notícias falsas são atribuídas ao Papa e divulgadas na mídia.
Quem sabe ele conceda uma entrevista esclarecendo esta história e oferecendo seus reais pensamentos sobre os animais.
 Fonte: Veggie & Tal

Nenhum comentário: