waka water ecod Solução que capta água da atmosfera e disponibiliza para o consumo estará na Virada Sustentável 2014
Em formato de torre com base modular, o projeto é feito em bambu ou talos de juncos e tem o interior forrado com uma malha plástica. Foto: Divulgação

Um dos destaques da Virada Sustentável 2014, que começou ontem (28) e vai até 31 de agosto, é o Warka Water, um projeto inovador que capta a água da atmosfera e disponibiliza para o consumo.
Desenvolvido pelo arquiteto italiano Arturo Vittori, o sistema foi criado para ajudar comunidades que sofrem com a falta de água na Etiópia e foi apresentado pela primeira vez na Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2012. A Agência TUDO foi responsável pela vinda do sistema ao Brasil e pela montagem dele no Parque Villa Lobos, em São Paulo, como parte de um conjunto de ações desenvolvidas para um dos patrocinadores do evento.
Em formato de torre com base modular, o projeto é feito em bambu ou talos de juncos e tem o interior forrado com uma malha plástica, similar aos sacos usados no transporte de frutas e legumes. A umidade presente na atmosfera condensa na tela de polietileno de alta densidade, para depois ser acumulada em água para o consumo.
100 litros/dia
O processo acontece por condensação da água do orvalho, como consequência da oscilação da alta temperatura de dia para a queda de temperatura da noite.
A estimativa é de que o Warka Water seja capaz de coletar 100 litros de água por dia quando instalado em um clima como o da Etiópia, segundo o arquiteto Arturo Vittori. Um protótipo do item já foi construído no Instituto Italiano de Cultura. A previsão é a de que ele seja instalado definitivamente no continente africano em 2015.
O sistema não requer alta tecnologia e pode ser aplicado em diversos locais, sendo uma solução acessível para a população.
* Publicado originalmente no site EcoD.
(EcoD)