Pnuma3 OMS alerta que mudança climática põe em risco saúde humana
Mudança climática afeta a saúde humana. Foto: Pnuma
Afirmação foi feita pela diretora-geral da agência da ONU na conferência sobre o assunto em Genebra; Margaret Chan disse que “as soluções existem mas o mundo precisa agir de forma decisiva para mudar a trajetória”.
A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, alertou que a mudança climática põe em risco a saúde humana.
Chan afirmou que “existem soluções para o problema mas que o mundo precisa agir de forma decisiva para mudar essa trajetória”.
Estratégias Inteligentes
A declaração da chefe da OMS foi feita, esta quarta-feira, durante conferência sobre o assunto. Mais de 300 especialistas, incluindo autoridades de governos, representantes de várias agências da ONU e de ONGs participam da reunião, em Genebra.
Os especialistas disseram que os países precisam agir rapidamente e de forma assertiva para promover estratégias inteligentes para o clima.
A diretora de saúde pública da organização, Maria Neira, disse no encontro que a “boa notícia é que reduzindo os efeitos da mudança climática pode se gerar benefícios imediatos à saúde”.
Poluição do Ar
Neira explicou que o exemplo mais forte é o da poluição do ar, que em 2012 foi responsável pela morte de 7 milhões no mundo. Segundo Neira, há provas concretas de que a mitigação da mudança climática pode reduzir muito esse número.
A OMS cita que mudanças nas políticas de transporte e energia podem salvar a vida de milhões de doenças causadas pelo alto índice de poluição atmosférica.
A agência da ONU diz que as mudanças nas políticas podem reduzir também as doenças associadas à inatividade física e aos acidentes de trânsito.
Além disso, a OMS afirma que as ações adotadas para se adaptar à mudança do clima vão ajudar a salvar vidas de várias formas. Entre elas, preparando as comunidades para enfrentar o impacto do calor, de climas extremos, doenças infecciosas e insegurança alimentar.
* Publicado originalmente no site Rádio ONU.
(Rádio ONU)