feira organica ecod Feiras orgânicas registram crescimento em São Paulo
Feira orgânica em Porto Alegre – tendência é de crescimento em todo o país. Foto: Bolivar Abascal Oberto/Editorial J
 
Os alimentos orgânicos ganham cada vez mais espaço no Brasil nos últimos anos. Livres de agrotóxicos e geralmente produzidos por pequenos agricultores, provenientes da agricultura familiar, eles já contam com lugar garantido nas prateleiras dos supermercados e também nas feiras livres.
São Paulo, por exemplo, ganhará uma nova feira orgânica a partir do dia 31 de agosto, desta vez no Shopping Villa Lobos, zona oeste da capital (Av. das Nações Unidas, 4.777, Alto de Pinheiros). Fruto da parceria entre o shopping e a Associação de Agricultura Orgânica (AAO-SP), a feira será realizada no estacionamento descoberto, todos os domingos, das 7h às 13h.
“A feira será mais uma oportunidade para os consumidores adquirirem produtos orgânicos diretamente dos produtores, incentivando a agricultura familiar, limpa, que não usa agrotóxicos nem adubos químicos e tem como princípio primordial a conservação do meio ambiente – e, em tempos de aguda estiagem, a conservação dos recursos hídricos”, destacou o presidente da AAO, o agricultor e educador ambiental Guaraci Maria Diniz Jr, ao blog Alimentos Orgânicos.
São mais de 20 produtores orgânicos que estarão representados e que ofertarão hortaliças, frutas e legumes orgânicos, além de laticínios e processados como sucos, pães, geleias, pizzas, bolos e café, entre outros artigos.
Novas feiras
Diniz Jr. informa, ainda, que durante o funcionamento da feira no Shopping Villa Lobos haverá também um delicioso café da manhã orgânico, a exemplo do que já ocorre em outra feira promovida pela AAO, a do Parque da Água Branca, também na zona oeste.
Na última semana, a Prefeitura de São Paulo já havia anunciado que a feira orgânica do Modelódromo, no Parque do Ibirapuera, vai ser mantida até o dia 31 de dezembro no mesmo local (ela funciona todos os sábados, das 7h às 13h).
Com mais esta feira, São Paulo passa a contar com cerca de dez feiras orgânicas. E, em breve, mais uma, no Largo da Batata, será inaugurada.
Veja, no Mapa de Feiras Orgânicas do Idec, todas as feiras orgânicas do País e a mais próxima da sua casa, além de grupos de consumo consciente. Você também pode cadastrar alguma feira que, por acaso, não esteja apontada neste mapa.
* Publicado originalmente no site EcoD.