emprego 300x188 Emprego sustentável: um projeto de convergência social
O desafio que a humanidade tem de enfrentar diante da pobreza e degradação ambiental que impedem que um grande número de pessoas tenha acesso aos recursos básicos de sobrevivência, dado que têm poucas chances de ingressar e permanecer no mercado de trabalho exige uma mudança radical na forma como o mundo empresarial compreende a diversidade humana.
A partir de conceitos como desenvolvimento sustentável, responsabilidade social e qualidade de vida, os autores propõem o conceito de emprego sustentável. Este conceito relaciona-se aos princípios do desenvolvimento holístico das pessoas e das comunidades moradoras do entorno da empresa, utilizando o tripé da sustentabilidade, pressupondo o desenvolvimento holístico da pessoa e do seu entorno. Este desenvolvimento deve alcançar o grau ótimo de empregabilidade do sujeito, na dimensão profissional e a sua realização e satisfação na dimensão pessoal. Isto se constitui em um desafio para o nosso tempo, implicando em geração de renda suficiente para uma vida digna, sem comprometer a geração de empregos para os demais trabalhadores no momento atual e para as gerações futuras.
De acordo com Marcos Próspero, Presidente da SORRI-Brasil e sócio da Robert Wong Consultoria em Recursos Humanos, o conceito de emprego sustentável pressupõe uma sociedade de acesso igual a oportunidade. Na medida que se reconhece a diversidade e se entende que as diferenças alocadas nos lugares certos geram vantagem competitiva, cria-se um novo grau de consciência para a inclusão. Hoje, a utilização dos potencias acontece em círculos muito restritos. Lutar para construir um mundo de maior autoconhecimento, emancipação, emprego sustentado no potencial de cada um e na preservação da sociedade é ajudar a humanidade entrar num estágio de sociedade de maior inclusão, respeito e desenvolvimento. Na SORRI-Brasil luta-se por uma sociedade mais inclusiva. Disseminar e discutir conceitos que contribuam com este objetivo é parte da essência do trabalho feito na SORRI-Brasil.
Quando se fala de emprego sustentável é necessário ultrapassar a ideia de trabalho meramente decente, adotando uma administração holística que assume responsabilidades de promoção da pessoa e desenvolve políticas inclusivas de gestão. A adoção dessas políticas pressupõe transformações importantes desde os princípios de recrutamento e seleção até a concepção e o desenvolvimento de carreira. Pressupõe também a promoção de geração de renda e a adoção de práticas trabalhistas que vão além do mero respeito à lei. O reconhecimento e o respeito às diferentes necessidades e talentos dos colaboradores leva a organização empresarial holística a adotar sistemas de suporte, ou seja, medidas, mecanismos e equipamentos para que o colaborador tenha viabilizado e facilitado seu trabalho por meio de apoios para a sua realização profissional. Este modelo de gestão também se compromete com o desenvolvimento da comunidade do entorno e o envolvimento, com poder de decisão, por parte de todos os membros do grupo social é o segredo para sua promoção e emancipação.
Discutindo a importância do trabalho para a promoção e desenvolvimento da pessoa e das comunidades, diante de sua face de alienação e seu potencial de emancipação humana, apresenta-se o modelo de gestão da diversidade nas corporações, desenvolvido pela ONG SORRI-BRASIL, adotando-se como exemplo sua aplicação no campo da atenção às pessoas com deficiência. Este modelo foi construído a partir de dois princípios: a oferta de tratamento igualitário sob o ponto de vista dos direitos humanos e da justiça social e a busca pela individualização do tratamento a cada pessoa, atendendo a sua singularidade. Este Programa está fundamentado em três linhas de ação: promover a igualdade de oportunidades com igualdade de condições; promover e valorizar a diversidade reconhecendo e respeitando as diferenças e aprender com as diferenças e crescer em função delas. Por meio deste artigo os autores esperam estar abrindo possibilidades de reflexão e construção gradativa e participativa do conceito de emprego sustentável, contribuindo para a transformação da realidade de gestão de pessoas no Brasil.
Sobre a Ong Sorri-Brasil
A Ong Sorri-Brasil trabalha na inclusão de pessoas com deficiência. Foi criada em 25 de setembro de 1985 com o objetivo de promover e incentivar a criação e o funcionamento de novas SORRIs e organizações similares, coordenar o Sistema SORRI garantindo o cumprimento de sua missão “promover os direitos humanos com ênfase nos direitos das pessoas com deficiência”.
Hoje o Sistema SORRI conta com oito unidades nos municípios de São Paulo (SORRI-BRASIL e SORRI-SÃO PAULO), Bauru, Campinas, São José dos Campos e Sorocaba, no Estado de São Paulo, Parauapebas, no Estado do Pará e no município de Salvador no Estado da Bahia.
* Carmen Leite Ribeiro Bueno é diretora da ONG Sorri-Brasil.
(Sorri-Brasil)