Alunos aprendem a produzir aquecedor solar de baixo custo
Tecnologia reduz gastos com energia em até 40%
Geógrafo de formação, Rafael Xavier, 31, resolveu usar o que aprendeu em prol de uma sociedade mais sustentável.
Ao terminar o estágio de educador ambiental no Museu de História Natural da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), ele deixou a capital mineira para aprender em São Paulo como fazer a tecnologia social ASBC (aquecedor solar de baixo custo), desenvolvido pela ONG Sociedade do Sol.
A metodologia de produção do ASBC permite que qualquer pessoa possa construir seu próprio aquecedor utilizando ferramentas manuais e domésticas, reduzindo os gastos com energia em até 40%.
De volta a Belo Horizonte, começou a ministrar cursos de oito horas para pessoas de todas as idades. “O que a gente quer é levar o aquecedor solar para cada lar”, diz o geógrafo, que já ensinou mais de 3.000 alunos.
A formação é oferecida a preço baixo e no final os participantes concorrem ao sorteio de um aquecedor.
“A minha maior felicidade em trabalhar com isso é ver a transformação nas pessoas”, afirma Xavier. “A pessoa, ao passar a usar uma energia mais limpa, passa a ser uma pessoa mais engajada no comportamento sustentável.”
Até a abertura da Copa do Mundo, o Imagina na Copa vai contar 75 histórias de jovens que estão transformando o Brasil para melhor.
Os vídeos serão publicados no site www.imaginanacopa.com.br e no site do Prêmio Empreendedor Social.
* Publicado originalmente no site Prêmio Empreendedor Social/Folha de S. Paulo
(Prêmio Empreendedor Social)