Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Comida que provocou a morte de 23 crianças na Índia continha inseticida


Um poderoso inseticida foi encontrado no óleo usado para preparar a refeição que matou por envenenamento 23 crianças em uma escola em Bihar, no leste da Índia, de acordo com um relatório forense divulgado neste sábado.
O almoço de lentilhas, batatas e arroz oferecido em 16 de julho aos alunos desta escola foi preparado com um óleo contendo um pesticida organofosforado, de acordo com o relatório de um laboratório forense citado pela polícia de Patna, a capital de Bihar.
“Os peritos descobriram a presença de um composto organofosforado em amostras de óleo coletadas na escola onde o almoço foi preparado e consumido por crianças”, declarou à imprensa o policial Ravinder Kumar.
De acordo com Kumar, os especialistas também descobriram que “a substância tóxica” encontrada nas amostras de óleo apresentava uma concentração “cinco vezes maior do que a concentração de preparação comercial (do insecticida em questão) disponível na mercado”.
Vinte e três crianças da aldeia de Gandaman, com idades entre quatro e 12 anos, morreram em consequência do envenenamento. A maioria foi enterrada em um campo de futebol ao lado da escola primária onde foi servida a refeição gratuita – para muitos estudantes pobres, a sua única refeição do dia.
Vinte e quatro outras crianças e um cozinheiro que também foram intoxicados permanecem internados neste sábado, mas os médicos disseram que suas vidas não estavam em perigo.
O policial não quis se pronunciar sobre se o inseticida foi colocado deliberadamente na comida.
“É a investigação que deve determinar como e onde esta substância tóxica foi misturada ao óleo”, declarou.
A polícia indicou sexta-feira que investigava para saber se a refeição foi envenenada propositalmente, ou se foi acidental.
Investigadores realizaram buscas na casa da diretora da escola, que fugiu após a confirmação das primeiras mortes.
“Nós encontramos sacos de fertilizantes e pesticidas em cima de sacos de batata e arroz”, declarou um oficial da polícia.

Nenhum comentário: