n417 Energia limpa vai gerar 1/4 da eletricidade mundial até 2018
Parque eólico na província de Shaanxi, na China. Foto: Xinhua

A expansão das fontes renováveis de energia em países emergentes, principalmente a China, fará com que a geração global de eletricidade a partir dessas alternativas cresça 40% nos próximos cinco anos, respondendo por 25% da produção mundial até 2018. A projeção é de um relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) divulgado na quarta-feira, 26 de junho.
Como o custo da geração de energia eólica, solar, hidrelétrica e de outras fontes tem caído, os projetos renováveis serão responsáveis por um quarto da produção mundial de eletricidade até 2018, total maior que os 20% registrados em 2011, segundo o relatório.
As usinas renováveis vão superar os projetos de geração com gás natural e sua participação será duas vezes maior que a fatia ocupada pela energia nuclear até 2016, de acordo com a AIE.
Os países em desenvolvimento fora da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) devem ser responsáveis por dois terços do aumento global, com África e Ásia mostrando alguns dos maiores ganhos.
A China, com apoio do governo e acesso a capital barato, deve ampliar sua capacidade de energia renovável em 750 terawatts/hora (TWh) entre 2012 e 2018. Os Estados Unidos, com 150 TWh; Brasil, com 130 TWh; Índia, com 95 TWh; e Alemanha, com 70 TWh devem mostrar grandes aumentos de capacidade.
* Publicado originalmente no site EcoD.