Powered By Blogger

domingo, 27 de março de 2011

Pingo nos ‘i’s - Silvio Saad

Depois de ler nos jornais, na internet e ainda ouvir nas conversas informais, as diversas versões sobre a reunião (audiência pública) ocorrida no dia 22/01 último, em Canasvieiras, gostaria de contribuir com a minha visão do que considero a realidade.

- O grupo "SOS Canasvieiras" foi formado por moradores indignados com o distrato das autoridades com as condições atuais desse Balneário, que ainda é o mais importante da ilha, na recepção de turistas.

- O grupo tenta atrair todos os interessados nessa luta e elegeu alguns itens básicos, cuja resolução seria fundamental para começar a mudar o "status quo". E é totalmente apolítico.

- Cansados dos discursos das autoridades que somente se interessam em prometer providencias antes das eleições - e simplesmente desaparecem na hora de executá-las, resolveram tomar iniciativas concretas para exigir o que lhes é de direito.

Os 3 alvos iniciais são:

- Trato da água, com fornecimento e saneamento básico.

- Recuperação das praias, que estão desaparecendo.

- Segurança.

- Evidentemente que essa movimentação atraiu vários grupos interessados e atingidos pelos mesmos problemas: os empresários do turismo, os comerciantes, os empreendedores prediais, os políticos, os órgãos de classe, os CONSEGs, as ONGs, etc... E não se limitou a Canasvieiras, pois todo o norte da ilha mostrou-se vivamente interessado e querendo participar, já que os problemas são comuns.

- Nesse embalo, veio o problema da "Arena Multiuso do Sapiens Park", cuja conclusão - ou não -, vai afetar toda região. E esse item foi acrescido nas prioridades a serem discutidas e resolvidas.

- A Secretaria Estadual de Esportes seria a responsável para definir o problema da arena. O secretário se dispôs a vir a uma reunião com todos os envolvidos, para ouvir as reivindicações e incluí-las no projeto. Ou então vê-lo rejeitado pela comunidade.

- Entretanto, o evento ganhou publicidade e cunho político. As diversas facções que disputam o poder municipal se envolveram e vieram participar da reunião. Entre eles o atual 'Primeiro Ministro do Municipio', o ex-secretário regional, os secretários municipais de obras, saneamento, etc. diversos vereadores e possíveis próximos candidatos, e ainda alguns jornalistas mal informados (ou com outros interesses).

- Os temas principais da reunião deveriam ter sido abordados, com ênfase para a multiarena.

- O que vamos descrever agora tem o objetivo de corrigir as notícias que foram veiculadas e que não correspondem à realidade:



1 - O Sr. Sebastião dos Santos é um dos tantos integrantes e não o presidente do "SOS Canasvieiras". Este não possui diretoria e nem um representante oficial permanente. É um grupo atuante de membros da comunidade, sem hierarquia. O Sr. Sebastião foi o apresentador do evento e preside o CONSEG de Canasvieiras, é morador do bairro. E ligado ao DEM.



2 - Os representantes da prefeitura não foram hostilizados ou desrespeitados. Simplesmente, tiveram o mesmo tratamento que dispensaram ao norte da ilha, nos últimos 6 anos.



3 - Apesar de a Multiarena ser uma obra importante, que possui o apoio de todo o "trading " comercial da região, não pode ser implementada sem que outras providências sejam tomadas, para não torná-la inviável. São elas: o acesso rodoviário, estacionamentos, adequação das instalações a todas as necessidades para este tipo de empreendimento e, principalmente, às três principais reinvindicações da comunidade: saneamento básico, segurança e recuperação das praias, aplicadas no bairro todo.



4 - Deve-se pensar também na adequação da rede hoteleira e de restaurantes para esse turismo de eventos (ou de inverno).



5 - Nesse sentido, o Secretário Cesar Souza Jr., demonstrando notável perspicácia percebeu a obviedade das reivindicações e fez uma proposta concreta para ajudar a encontrar a melhor forma de resolver o que estava sendo apresentado.



6 - A Prefeitura, ao tomar conhecimento dessa situação, também deveria envidar seus melhores esforços para ajudar a tirar essa importante região da cidade - são 120 mil moradores - da situação em que se encontra. Caso contrário, pagará o preço nas próximas eleições.



7- Os políticos que estavam presentes ao evento agora deverão mostrar serviço, se não quiserem ver arruinadas suas chances de obter votos na região.



8 – E, finalmente, a CASAN, grande responsável pela maioria dos problemas da região, deveria parar de tentar "tapar o sol com a peneira" e agir efetivamente, sob pena de sofrer sérios revezes. A começar com a suspensão do pagamento da " taxa de esgoto" - serviço pelo qual ela recebe ilegalmente, pois não o executa.

No mais, coloco-me à disposição para esclarecer ou discutir as dúvidas que ainda existam.
*****************************
FONTE : Silvio Saad - Eco&Ação - Ecologia e Responsabilidade
www.ecoeacao.com.br

Nenhum comentário: