Powered By Blogger

sábado, 23 de janeiro de 2010

Rondônia sediará evento sobre seqüestro florestal de carbono

Será realizado nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2010, em Porto Velho, um importante evento sobre mudanças climáticas. Nesses dois dias estará acontecendo I Seminário Amazônico sobre Seqüestro Florestal de Carbono e Mudanças Climáticas; “O Acordo Global na Amazônia” o evento contará entre outras coisas com círculo de palestras com especialistas de todo Brasil, além de atividades paralelas, como por exemplo, debates e mini-cursos específicos para profissionais da área. Estarão sendo debatidos durante o seminário a mitigação das mudanças climáticas e as perspectivas do mecanismo REDD para a Amazônia Ocidental, tendo como foco o Acordo Climático Global (Pós-Kyoto) e em especial as medidas tomadas durante a Conferência de Copenhague (COP-15).

O evento já está gerando muita expectativa entre profissionais, não só do estado de Rondônia, como também de outros estados como Amazonas, Mato Grosso e Amapá que já confirmaram presença. São pessoas dos mais diversos segmentos de professores universitários a engenheiros civis. O evento será realizado no Auditório do Instituto Luterano de Ensino Superior ILES/ULBRA; e está sendo promovido pela Associação Rondoniense dos Engenheiros Florestais – AREF em parceria com ECOeventos Comunicação, com apoio institucional do Ministério de Ciência e Tecnologia(MCT); Ministério do Meio Ambiente(MMA); Governo do Estado de Rondônia e Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária – SEAGRI-RO, EMBRAPA, CEPLAC, SENGE, CREA-RO e de diversas outras organizações governamentais e não-governamentais dos estados de Rondônia, Acre e Amazonas.

O Objetivo do evento é promover o intercâmbio e a atualização de informações sobre as Mudanças Climáticas e o Seqüestro de Carbono na Amazônia; o evento visa ainda, subsidiar profissionais e gestores públicos na tomada de decisões estratégicas; conhecer e debater sobre o mecanismo REDD (sigla em inglês para Emissões Reduzidas por Desmatamento e Degradação florestal), e debater sobre as medidas pós-Conferência de Copenhague (COP 15), em especial, aquelas voltadas para o seqüestro florestal de carbono.

Os Especialistas estarão proferindo palestras sob os temas: Projetos MDL e a Agricultura Familiar, Perspectivas dos Mercados de Créditos de Carbono; Inventário e Neutralização de Emissões de Carbono nas Empresas; financiamento de projetos MDL/REDD; como comercializar créditos de carbono, entre outros. O evento contará também com um mini-curso específico para os profissionais que desejarem se aprofundar na elaboração de projetos de seqüestro de Carbono(MDL/REDD).

As inscrições serão subsidiadas, portanto terão preços especiais para profissionais liberais e estudantes, para maiores informações entrar em contato pelo site: www.seminarioco2.com.br ou direto com a Sra. Flávia Gutierrez ou Paulo Oliveira, pelos telefones: (69) 3224-5021 / 9954-7797 / 9246-1803 / ou por e-mail: florestal.aref@gmail.com / ecoeventos.ro@gmail.com .
****************************************
FONTE : EcoDebate, 23/01/2010

Nenhum comentário: