Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Livro ensina a plantar e cuidar de árvores nativas

Obra que está sendo lançada pela Apremavi traz informações sobre o plantio e conservação das árvores nativas na área rural e nas cidades.

Rio do Sul, SC - "No Jardim das Florestas" é a nova publicação da Associação de Preservação do Meio Ambiente do Alto Vale do Itajaí (premavi), em Santa Catarina. livro será lançado durante a comemoração do vigésimo aniversário da entidade, na próxima sexta, dia 13 de julho, no Hotel Aliança Express em Rio do Sul (Rua Bulcão Viana, 167, bairro Jardim América).

A edição conta um pouco da trajetória da estruturação do viveiro da ONG, o Jardim das Florestas, que começou com 18 mudinhas em um fundo de quintal em Ibirama. Hoje, o viveiro está localizado no Alto Dona Luiza, em Atalanta, e alcançou a capacidade de produzir um milhão de mudas por ano de 120 espécies nativas da Mata Atlântica.

Com muitas ilustrações, fotos e desenhos, o livro de 180 páginas traz diversas informações sobre o plantio adequado de árvores nativas, tanto na área rural como na urbana. Aponta dicas de como produzir mudas, como deve ser o tratamento para germinar determinados tipos de sementes e ainda salienta a importância do planejamento da arborização.

Guia de espécies

A publicação ainda exibe um guia de mais de 80 espécies de árvores nativas, onde são apresentadas as características de cada planta: a sua utilização, a época de coleta de sementes, as feições do fruto e da flor, as forma de crescimento e germinação, além do local adequado para o plantio.

A obra, organizada pela sócia fundadora e conselheira da Apremavi Miriam Prochnow, também mostra o antes e o depois dos plantios de diversas áreas na região do Alto Vale do Itajaí, evidenciando a recuperação da natureza frente aos desmatamentos. Ainda enumera todos os agricultores que permitiram a recomposição das matas em suas propriedades.

Os interessados pelo livro poderão solicitá-lo pelo e-mail info@apremavi.org.br ou pelo fone (0xx47) 3521 0326. O preço é R$ 30,00 para associados e parceiros e R$ 40,00 para o público em geral.
************************************
FONTE : Sílvia Franz Marcuzzo, da Apremavi (Envolverde/Apremavi)

Um comentário:

Mimirabolante disse...

Deve ser ótimo o livro !!!